questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O APOIO DAS ESQUERDAS À VENEZUELA, O OVO DA SERPENTE E O PESADELO COMO DESTINO.

dali-nic3b1o-geopolc3adtico-observando-nacimiento-del-hombre-nuevo-1943

Para o articulista Luiz Santiago, O Ovo da Serpente (1977), de Ingmar Bergman é a melhor reprodução cinematográfica do surgimento do nazismo na Alemanha. Em seu artigo chamado “A República de Weimar vista por Bergman”, podemos ler a seguinte citação de Hans Vergerus:

[…] “qualquer um que fizer o mínimo esforço poderá ver o que nos espera no futuro. É como um ovo de serpente. Através das membranas finas pode-se distinguir o réptil já perfeitamente formado”.

A metáfora serviu perfeitamente como crítica ao misto de silêncio e apoio que levou ao surgimento do nazismo e serve com igual perfeição à cegueira voluntária da grande maioria da esquerda Latino-americana diante do que se assiste na Venezuela.

“O réptil já perfeitamente formado” estava evidente desde o momento em que Hugo Chávez começou a destruir a independência dos poderes venezuelanos, a adaptar a constituição a seus delírios messiânicos, à perseguir economicamente quem lhe fizesse oposição. Mas a esquerda aplaudia, em nome de um projeto chamado “Socialismo do Século XXI” gestado aqui no Brasil em um misto de congresso e “clube de amigos” chamado Foro de São Paulo.

A esquerda continuou aplaudindo quando Chávez e sua política irresponsável deixou o país em uma situação insustentável e teve que desvalorizar a moeda venezuelana em 2005. A crise continuou e nova desvalorização teve que ser feita em janeiro de 2010, mas para a esquerda a culpa nunca é da gestão, das escolhas desastradas. Como fiéis discípulos de Eduardo Galeano, a culpa é sempre externa. O culpado preferido é “o imperialismo dos EUA”, que curiosamente poderia ter derrubado Chávez apenas parando de comprar petróleo do país durante alguns meses.

O silêncio cúmplice da esquerda continuou mesmo quando o Governo Maduro começou a matar manifestantes nas ruas (já são mais de 100).

Na mais recente edição do famigerado “Foro de São Paulo”, que aconteceu na Nicarágua, a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, renovou o apoio do partido ao carrasco venezuelano, no que foi apoiada por todos. Não houve qualquer voz dissidente neste clube de amigos do caos.

Por que fazem isto, afinal? A resposta é simples, como era simples para aqueles que viram o nazismo em gestação: porque acreditam, porque têm fé em uma ideia que só pode produzir desastres.

A crise que o Brasil vive hoje é filha da mesma visão inconsequente da economia que levou ao desastre venezuelano. Dilma só não nos levou à crise semelhante porque perdeu o mandato. Mas a esquerda, a julgar pelo que brada aos quatro ventos, tem esperança de voltar ao poder e terminar o serviço de transformar o Brasil numa imensa Venezuela.

A História demonstra seguidamente que o sonho vendido pela esquerda termina invariavelmente em pesadelo, do tipo em que não é permitido acordar.

 

Artigo de Paulo Falcão.

Anúncios

12 comentários em “O APOIO DAS ESQUERDAS À VENEZUELA, O OVO DA SERPENTE E O PESADELO COMO DESTINO.

  1. Paulo: vc não quer uma crítica à esquerda da situação da Venezuela. Ponto. Você apenas vocifera comparando com nazismo. Ora…os maoístas tb comparam Chávez com o nazismo, aproximando-o do social-fascismo. Quer ler? Tá no meu blog.
    https://goo.gl/3fnxnG

    • Questões Relevantes
      07/26/2017

      Lúcio, você está equivocado de diversas maneiras. Minha crítica, basicamente, é sobre a incapacidade da esquerda em reconhecer o erro absurdo que foi o projeto bolivariano de Chávez e o quanto Lula e Dilma tentaram replicar a experiência aqui. Mais grave: o quanto gente com chances reais de voltar ao poder insiste em defender para cá o que já deu errado lá.

      Quanto a considerar Chávez com social-fascista, no sentido amplo do termo, concordo: é populista e autoritário, além de desprezar a democracia.

  2. Fábio Melo
    07/24/2017

    Qual esquerda quer que o Brasil vire uma Venezuela?

    • Questões Relevantes
      07/24/2017

      Esta: “Eu acho ótimo que o Brasil vire uma Venezuela”, diz Igor Fuser.
      https://goo.gl/VBke5m

      Fábio, no fim, todo aquele que não consegue entender que a crise da Venezuela foi criada por Chávez, por suas escolhas econômicas, e insiste em replicá-las no Brasil está, na prática, desejando que o Brasil vire uma Venezuela. A economia não aceita desaforos por muito tempo.

  3. Questões Relevantes
    07/24/2017

    Mais um prego no caixão da democracia na Venezuela:
    Maduro anuncia que prenderá “um por um” os 33 magistrados da oposição.
    https://goo.gl/VBZUrq

  4. Eduardo Terra Coelho
    07/23/2017

    A falácia e o uso farsesco da arte para ilustrar uma mentira.

    O caminho da Venezuela é próprio , não tem uma receita .

    A desgraça foi o golpe aplicado por aqui e que mostra a que veio ao destruir o pouco de Estado de bem social que temos .

    O que supostamente se economizou ao se congelar investimentos , jogados fora com corrupção , perdão inescrupuloso de dívidas e isenções fiscais irresponsáveis.

    • Lourival Marques
      07/23/2017

      E desde quando o Brasil tem Estado de bem-estar social? Ah, faz-me rir, cara!

      Uma economia cheia de amarras como a nossa jamais suportaria um welfare state.

      Vou lhe contar um segredinho: TODOS os países com welfare state têm economias livres, competitivas, conseguindo, assim, arrecadar o bastante para garantir a seguridade social. Ou vc é daqueles que acham que os nórdicos são socialistas? Social-democracia sem capitalismo não existe. Deal with it!

    • Questões Relevantes
      07/23/2017

      Eduardo, não sei o que andou lendo nos últimos anos, mas chamar o modelo Venezuelano de “próprio” só se justifica pela evidente fanfarronice de Hugo Chávez, mas isto era apenas perfumaria. O essencial sempre foi um projeto de socialismo tropical gestado no “Foro de São Paulo” e que foi replicado em diversos países Latino Americanos, sempre enfraquecendo ou destruindo a demonocracia e a economia. A exceção, na economia, foi a Bolívia graças ao aumento brutal que conseguiu no preço do gás fornecido ao Brasil e ao dinheiro do narcotráfico que ajuda a manter o seu “presidente” de confiança no poder.

      Mas voltemos à Venezuela. Meu objetivo principal com o artigo foi chamar a atenção para o fato de que foram as escolhas de gestão da economia feitas por Chávez que criaram a crise atual pilotada por Maduro, assim como no Brasil a crise atual começou a ser gestada por Lula em 2008 através da “nova matriz econômica” levada ao paroxismo por Dilma.

      A questão da corrosão da democracia na Venezuela é outro ponto importante: a ocorrência de eleições é condição necessária mas não suficiente para definir um regime político como democrático, ao manos para aqueles que têm o estado de direito, com seu equilíbrio entre poderes, como valor fundamental.

      Seu comentário o aproxima daquela maioria da esquerda descrita no artigo, que não consegue reconhecer a serpente em seu ovo quase translúcido.

  5. Alberto Correa
    07/23/2017

    Quanto exagero, simplificação, distorção dos fatos… por exemplo vá ver as informações da “Auditoria Cidadã da Dívida”… não dá para entender a história recente do Brasil sem conhecer a dívida pública, e aí verão que a história é muito diferente (mas não é favorável ao PT)…

    • Questões Relevantes
      07/23/2017

      Alberto, sobre a “auditoria Cidadã da Dívida”, sugiro a leitura deste artigo:
      A AUDITORIA DA DÍVIDA E OS SEIS ANOS DE BOLSA FAMÍLIA QUE DILMA ESCAMOTEOU.
      http://wp.me/p4alqY-sn

  6. Julia Velloso
    07/22/2017

    Daniel Aarão Reis, ex-presidente do PT do Estado do Rio e docente na Universidade Federal Fluminense (UFF) reconhece que o PT prefere se manter em silêncio sobre a escalada de violência na Venezuela em nome de uma “solidariedade nacional popular contra as grandes potências”. “Se a vocação democrática do PT fosse mais forte, isso estaria sendo cobrado e discutido”, conforme disse ao Estadão.

    • Questões Relevantes
      07/22/2017

      Obrigado pela contribuição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: