questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O TRIO JANOT-FACHIN-GLOBO ESTÁ NÚ, SEM REALEZA E SEM QUALQUER BELEZA.

JANOT-FACHIN-GLOBO

Em artigo recente afirmo que a dupla Janot-Fachin, com o apoio luxuoso da Globo, assumiu a missão de lavar a reputação do PT e de Lula em praça pública, através do boneco de ventríloquo Joesley Batista, regiamente remunerado com “favores legais”. A coisa ficou tão ridícula que nenhum jornalista ou analista sério embarcou na canoa.

Lembrei ainda que se o trio Janot-Fachin-Globo mantivesse o padrão de conduta, em breve veríamos Joesley Batista dizendo que o tríplex do Guarujá era do Temer, assim como o sítio de Atibaia. Lula seria apenas o caseiro, por hobby.

É claro que infelizmente vimos intelectuais e juristas que ocupam importantes cargos em universidades públicas e privadas endossando a tese do “Temer poderosos chefão” e contribuindo novamente para o rebaixamento do pensamento brasileiro.

Felizmente também vimos vozes dissonantes salientando o absurdo e o ridículo da coisa.

Uma destas vozes é de Guilherme Fiuza, ironicamente na própria Revista Época que lançou a tese esdrúxula. Sua opção pela ironia clara e inconteste foi talvez a melhor escolha para revelar o absurdo da tese para além que qualquer dúvida razoável.

O trio Janot-Fachin-Globo está nú, sem realeza e sem qualquer beleza. Fiquem com o artigo:

__________________

O GIGANTE ENFIM ACORDOU.

Pare com essa mania pequeno-burguesa de investigação. Um país moderno não pode ficar travado em burocracias.

POR GUILHERME FIUZA PARA REVISTA ÉPOCA

29/06/2017

O gigante enfim acordou. O grande dia demorou a chegar, mas valeu a pena. A criatura paquidérmica e modorrenta espreguiçou-se com estilo, lançou um olhar de sagacidade em direção ao nada e anunciou a descoberta da origem de todos os seus problemas: Michel Temer.

Foi bonito, mas não pensem que foi fácil. Na verdade, nem teria sido possível se não fosse a intervenção de um herói discreto, um humilde homem do povo disposto a tudo para salvar a sua gente: Joesley Batista. Desde o lendário Luiz Inácio da Silva – o filho do Brasil – não se via nesta terra alguém tão determinado a sacrificar-se pelo bem comum. Talvez até já se possa dizer que o Brasil tem dois filhos.

Ninguém ganhou tantas manchetes neste país em pouco mais de 30 dias quanto o companheiro Joesley. Nada mais justo. Está faltando um historiador corajoso o suficiente para constatar o óbvio: o Maio de 17 no Brasil foi mais revolucionário que o Maio de 68 na França. Daniel Cohn-Bendit, o heroico líder das passeatas estudantis na França conhecido como Dani Le Rouge, tende a sumir dos livros de história com a consagração de Joesley Batista, o Jo Free-Boy. Cohn-Bendit nem exilado foi. Já o nosso Free-Boy teve de se exilar em Manhattan, em plena primavera nova-iorquina, jogado como um indigente em seu apartamento na 5ª Avenida, cercado por todos os lados de grifes milionárias e opressoras.

Felizmente, Jo Free-Boy é um herói solitário, mas nem tanto. Alguns estudiosos progressistas e humanitários asseveram que ele não seria nada sem uma eminência parda também fadada a passar aos livros de história como ícone da revolução de Maio de 17 no Brasil: Rodrigo Janot, o Deixa-Que-Eu-Chuto. Graças aos chutes certeiros de Janot, em tabelinhas sensacionais com Joesley (jogam por música), o Brasil descobriu que a quadrilha de Michel Temer sequestrou e depenou o país por 13 anos – mantendo gente inocente como Lula, Dilma, Dirceu e todos aqueles tesoureiros simpáticos deles sob efeito de drogas pesadas, obrigados a fazer papéis sórdidos. Desumano.

Mas agora tudo se esclareceu. Quem roubou o BNDES e passou mais de década enfiando bilhões de reais na conta de Jo Free-Boy, na marra e sem dar a ele a mínima chance de defesa, foi Temer. Quem obrigou José Dirceu, por meio de tortura e choques elétricos, a reger na Petrobras o maior assalto da história do Ocidente foi Temer. Todo mundo sabe que o único parceiro de luta armada que tinha a chave da casa de Dirceu era Temer. Uma violência.

E vejam só a desfaçatez: no que Temer assume a Presidência da República, o que ele faz? Enxota todos os bandidos da Petrobras e de seu entorno, põe para dirigir a companhia um executivo de primeira linha, inclusive honesto, que vai lá e salva em tempo recorde a maior empresa nacional. É muita cara de pau. Na guerrilha, chamavam isso de “fazer fachada”.

Mas não engana ninguém. Agora todos já sabem, depois de tanta polêmica, que o tríplex do Guarujá é de Temer. O sítio de Atibaia também. Os pedalinhos pertencem a Michelzinho – e aqueles nomes da família de Lula pintados ali eram disfarce. Os Silvas na verdade eram empregados do sítio, inclusive submetidos a trabalho escravo. Michelzinho ficou milionário à sombra do pai – que o apelidou de Ronaldinho dos negócios – quando todos sabem que talentoso mesmo para as finanças era Lulinha. Mas esse continuou pobre, porque a quadrilha de Temer sabotou todas as suas iniciativas. Antes de ser preso na Lava Jato, o pecuarista José Carlos Bumlai cuidou pessoalmente de asfixiar a promissora carreira empresarial do filho de Lula.

É tudo muito triste, mas Deus é brasileiro e agora estamos caminhando para o final feliz. A receita do sucesso é simples, Brasil: não deixe de apoiar, em hipótese alguma, os chutes da dupla Janot & Joesley. A bola costuma ir à arquibancada, mas isso não tem problema, porque o juiz Fachin sempre apitará gol. Entendeu? Pare com essa mania de investigação, processo e outras frescuras pequeno-burguesas. Um país moderno não pode ficar travado em burocracias.

Só falta erguer um monumento ao revolucionário desconhecido que tatuou seu lema na própria testa: “Eu sou ladrão, vacilão e safadão, mas estou livre porque tem um monte de otário pra acreditar em mim”.

______________

RETOMO PARA CONCLUIR

Se você ainda tem alguma dúvida, não estou defendendo a impunidade de Temer ou sua inocência. Como já afirmei diversas vezes, o impeachment de Dilma nunca foi uma esperança de redução da corrupção e sim da incompetência. Temer era a alternativa legal. Era ele ou Dilma e a petista já havia demonstrado à exaustão sua incapacidade gerencial.

Temer melhorou a economia, reduziu a inflação e encaminhou reformas necessárias. O medo do PT e de seus aliados é que os acertos de Temer virem capital eleitoral e enfraqueçam a volta do PT, com ou sem Lula.

O jogo é pesado e a maioria da imprensa apoia o PT. Lembre-se disso, sempre. É a melhor forma de reconhecer o ridículo de certos argumentos.

 

Anúncios

10 comentários em “O TRIO JANOT-FACHIN-GLOBO ESTÁ NÚ, SEM REALEZA E SEM QUALQUER BELEZA.

  1. Lourival Marques
    07/06/2017

    Notícia interessante do dia:

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/embaixadores-de-coreia-do-norte-e-cuba-sao-aplaudidos-no-pt/

    É bom lembrar que Lula e o PT estão, como se diz por aí, com sangue nos olhos, furiosos.

    Temo pelo que pode acontecer se essa turma voltar ao poder (não que Temer seja um anjo, mas dizer que o marido da Marcela é o chefe de tudo isso insulta a inteligência de quem quer que se dê ao trabalho de raciocinar).

  2. Gilberto Svitek
    07/05/2017

    Eu concordo com o texto Questões Relevantes.

    Sim, foi uma armação para destituir o Temer de seu poder. Não estou aqui para defender o Temer, nem duvido que tenha cometido crimes de corrupção, mas não é assim como Joesley e Janot vem apresentando, afinal Temer foi escolhido por Dilma e o PT para fazerem parte do antigo governo, mas de um vice figurante, à um Chefão da mais perigosa quadrilha, nas palavras de Joesley Batista, chega a ser irônico.

    O objetivo claro de Janot, foi desviar o foco principal que estava em Lula, foi desestabilizar o governo Temer e atrapalhar as Reformas, pois o sucesso de Temer só prejudicaria a volta do PT ao poder de novo. O que denúncia isso, é a pressa que o Janot vem atuando, apenas 3 meses, enquanto o MP de Curitiba leva mais de 1,5 ano em investigação para se fazer uma denúncia, sem falar da atuação do Procurador, braço direito de Janot, Marcelo Miller que passou para o lado de Joesley, sem cumprir o afastamento por 3 anos, conforme a constituição. Por essa pressa Janot vem apresentar uma peça de inquérito falha para se condenar o Temer, pois quer tornar um processo criminoso em politico. Quem perde com isso é todo o trabalho bem feito da Lava Jato. Só que Janot escolheu um ministro do Supremo para legitimar os seus graves erros. Escolheu logo o Fachin, um ministro que o próprio Joesley financiou no Senado para ser aceito. Qtos mais será que não foram financiados? O primeiro ato era o Janot ter conseguido a permissão para gravar o presidente da República e a premiação super, mega, perdoada, somente por uma meia delação é o outro ponto em que depõem o trabalho de um procurador petista, como Janot em seu decorrer de trabalho na PGR.

    • Questões Relevantes
      07/05/2017

      Os fatos são evidentes, mas tem gente que não os reconhece, não os compreende. Estes são os desinformados. Já existe outro grupo de pessoas que entende tudo muito bem, mas finge que não entende. Estes são os criminosos da política e do judiciário.

      • Gilberto Svitek
        07/05/2017

        Vc deve lembrar que Joesley disse em sua delação que havia 2 juízes em sua folha, depois disse que era bravata. O Fachin foi financiado pela JBS para ser aprovado no Senado. Tudo tem um preço, seja em qualquer governo. Seria muito bom, em que não fosse assim, mas aí aparecem os moralistas e os falsos moralistas, que não entendem que sem os políticos, não dá para continuar com a democracia.

        Toda vez em que se convoca a Moralidade, o patriotismo e o nacionalismo, nunca foi para termos mais democracia e sim menos. É o espírito da guerra, onde estruturas hierárquicas se sobressaem em divisões de poderes. Esses moralistas, são mais adeptos de uma ditadura, um regime autocrático. É só lembrar da revolução francesa com os jacobinos querendo sacrificar todos que pensassem diferente e que acabou em uma ditadura de 40 anos, assim foi com o nazismo, fascismo, stalinismo e outros.

        O próprio MP tenta impor junto à imprensa um apoio irrestrito da sociedade, mas não se pode ultrapassar os limites legais, pois aí acabam fazendo é politicagem. É uma fronteira em que nossos guardiões da constituição não deveriam ser progressistas ao ponto de deturparem a constituição, mas muitos parecem ter o rabo preso, muitos com a JBS.

  3. Lourival Marques
    07/04/2017

    Aos que ofendem o articulista em vez de argumentar civilizadamente, só digo uma coisa:
    O insulto é a prova da falência intelectual.

    • Questões Relevantes
      07/04/2017

      Lourival, obrigado pelo apoio, mas nem chega a ser insulto. É só incapacidade de fazer uma leitura menos tosca da realidade.

  4. João Cavalcante
    07/03/2017

    Parabéns pelo artigo, perfeito. A única questão que ainda não tenho uma resposta muita clara é porque a Globo foi tão a fundo. Será por causa dos anúncios da JBS que ficarão minguados? Da dificuldade da Globo de honrar os empréstimos que contraiu inclusive junto ao BNDES?

    • Questões Relevantes
      07/04/2017

      Não sei os motivos da Globo, mas certamente não tem nada a ver com dívidas. Ela tem as melhores receitas e poderia ajustar suas contas facilmente cortando custos.

  5. Francisco Fabio de Paula Colares
    07/03/2017

    E eu que pensei que você era um manipulado por lavagem de mente sofrida, mas tinha-o como sério! Vejo agora que me enganei. Talvez tenha se tornado cômico, não sei. Como a situação do Brasil não pode ser levada na galhofa e achando que quem ouviu as gravações do Sergio Machado com Jucá e outros mais, alem da gravação do Joesley com o Temer, não tem o direito de fazer galhofas, deixarei de fazer argumentações de suas postagens. Você pode até ter erudição, mas é incapaz de raciocinar. É pena!

    • Questões Relevantes
      07/03/2017

      Francisco, para não variar, seu comentário é típico de quem não entendeu o que leu. A alternativa é que acredita que Lula e Dilma eram subordinados à Temer. Neste caso, temo que a razão já não pode lhe socorrer. Nem o ridículo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: