questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

FÉ CEGA, FACA AMOLADA E BALA DE BORRACHA.

fé cega faca amolada e balas de borracha

“Fé cega, faca amolada” é o título de uma bela canção de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, gravada no disco MINAS de 1975.

Me lembrei da música lendo diversos sites de esquerda em que o impeachment de Dilma está sendo tratado como estopim revolucionário…Sim, eu sei que é ridículo, mas tem gente acreditando que a soma deste desastre econômico criado pela irresponsabilidade fiscal de Lula e Dilma com os protestos violentos, depredações e confrontos com a polícia, serão capazes de “acirrar as contradições sociais” e levar à deposição da burguesia…

Dá um certo constrangimento ter que escrever uma frase destas, constatar que realmente temos gente que acredita nestas bobagens, mas não posso brigar com os fatos.

Roberto Requião, por exemplo, delira alto. Dia 30 de agosto, com Dilma presente no senado, foi explícito:

“As senhoras e os senhores estão preparados para a guerra civil? Não? Entrincheirem-se, então, porque o conflito é inevitável. O povo brasileiro, que provou por alguns poucos anos, o gosto da emergência social não retornará submissamente à senzala”.

Segundo o senador, as propostas defendidas por aqueles que se opõem a Dilma alimentam as contradições de classe e, em consequência, a luta de classes.

É uma estupidez auto evidente.

O que os brasileiros querem, os pobres, os desempregados, os pequenos comerciantes, as pessoas de classe média, é que a economia funcione, que voltem as contratações, que a inflação seja controlada. O brasileiro médio quer trabalhar e viver em paz. Não tem qualquer vocação para revolucionário.

Observe que a grande maioria das pessoas envolvidas na realização da ameaça de Requião, aqueles que praticam protestos violentos, é classe média e não depende do próprio suor para pagar as contas.

As exceções são basicamente militantes do MST e do MTST.

O MTST é composto pelo que Marx definia como lumpemproletariado, pobres coitados explorados e manipulados por Guilherme Boulos. Caso você não saiba, eles precisam fazer o que o mestre mandar ou voltam para o final da fila da casa própria. É isto mesmo: um dos critérios mais importantes para seleção dos contemplados dos projetos do Minha Casa, Minha Vida administrados pelo MTST (são 10 dos 11 no estado de São Paulo) é a participação em ocupações e manifestações.

Os militantes do MST seguem a mesma sina, explorados e manipulados por João Pedro Stédile.

Em editorial recente a Folha de S. Paulo lembra que “toda democracia digna desse nome assegura a mais ampla liberdade de manifestação, desde que pacífica. Atos de violência são reprimidos —e seus autores detidos e processados pelas autoridades.

Essa distinção essencial entre o legítimo e o intolerável em protestos de rua vem-se perdendo no Brasil”.

Aqui nestas terras macunaímicas, “a indefinição é o regime”, como disse Caetano Veloso na música “Americanos”.

A ideia de que a violência nos protestos de esquerda seja causada pela polícia tem duas explicações opostas: má-fé ou ingenuidade. Outra ideia que tem as mesmas explicações é que as manifestações pacíficas, de esquerda, não são um direito assegurado.

O que não está assegurado é o direito de parar o trânsito, de desviar a rota da manifestação para tumultuar, partir para depredações etc. Manifestações dentro das regras são toleradas, mas não interessam. Os organizadores destas manifestações querem o confronto. Eles sabem que se não houver confronto serão irrelevantes.

Assim, os líderes entram com a estratégia, os otários com a fé cega e a faca amolada, e os policiais com as balas de borracha, bombas de gás e cassetetes.

Curiosamente, no tipo de “democracia” que gente como Guilherme Boulos e seus milicianos defendem, as balas não seriam de borracha, como no massacre na Praça da Paz Celestial em Pequim.

 

Artigo de Paulo Falcão

 

Links para as músicas citadas:

Fé Cega, Faca Amolada – gravação original, cantada por Milton Nascimento e Beto Guedes

Fé Cega, Faca Amolada – versão dos Doces Bárbaros (Caetano, Gil, Gal e Bethânia)

 Black or White e Americanos – gravação original com Caetano Veloso.

 

 

Anúncios

57 comentários em “FÉ CEGA, FACA AMOLADA E BALA DE BORRACHA.

  1. Black blocks, que eu saiba, são jovens anarquistas de periferia. Gramsci é pacifista e parlamentar.

    • Questões Relevantes
      09/15/2016

      Black blocks no Brasil são classe média, com alguns infiltrados. Mas é só olhar a roupinha e o arsenal para ver que estão gastando o dinheiro da mesada.

  2. Não, Paulo, quem acirra as contradições é o impiximã.

    • Questões Relevantes
      09/05/2016

      Este é mais um desejo que uma leitura dos fatos.

      • Quem diz isso não sou eu, é a imprensa estrangeira:

        Os maiores jornais imperialistas do mundo (New York Times, Wall Street Journal, Le Monde, Financial Times, The Economist) alertaram estes partidos burgueses provincianos e mafiosos para a aventura em que se metiam se aprovassem o impeachment. Avisaram que era um salto irresponsável no escuro um impeachment realizado por um Congresso onde a maioria é réu ou acusada de corrupção. Alertaram para a criação de uma situação incontrolável e que os defensores do impeachment não tinham nenhum governo minimamente estável para colocar no lugar, ao mesmo tempo em que lançavam uma parte considerável da população numa situação de combate aberto.

        goo.gl/xeKoXQcontent_copyCopy short URL

        Para entender isso, bastaria dominar o mínimo do marxismo. É evidente que sem Lula e sem PT tudo vai radicalizar, até pq como aplicar ajuste fiscal contra trabalhadores sem dominar suas centrais sindicais?

      • Questões Relevantes
        09/05/2016

        Lucio, um de nós está errado. Logo saberemos quem. Mas aposto que você e estes analistas estrangeiros vão quebrar a cara.

  3. Regina Helena de Carvalho
    09/04/2016

    Quem deveria estar na rua praticando violência contra uma população passiva era esse tal de Requião. Quem sabe ele seria encarcerado e ia ver o sol nascer quadrado. É fácil incitar um bando de moleques desocupados se “ferrar” e “ferrar” os outros. E ele, não vai bater na população?

    • Questões Relevantes
      09/04/2016

      O Requião é isto mesmo, um covarde delirante que adora ver o circo pegar fogo, mas pela TV.

  4. Joao Kleber Santana Souza
    09/04/2016

    Além dos simulacros de manifestações chamados pela Globo já foi a uma real?
    Tem noção que houveram manifestações no país todo é apenas em alguns locais houveram conflitos?

    Consegue analisar para além dos óbvios estereótipos que cita?

    • Questões Relevantes
      09/04/2016

      Já fui a algumas manifestações em São Paulo. As manifestações pacíficas têm todo meu apoio, mesmo que peçam coisas contrárias ao que acredito. Mas as manifestações do MPL que acompanhei eram todas planejadas para gerar confronto. A tática mais comum e eficiente é desrespeitar o trajeto combinado e tentar ultrapassar barreiras policiais. As que tem o Guilherme Boulos no meio são ainda piores. Além disso, minhas fontes de informação são os sites de esquerda, do O Vermelho ao Marxismo 21. Do Opera Mundi ao PSTU. Se você pesquisar, verá que não são estereótipos.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Tem noção de quantas manifestações do Boulos ocorreram sem nenhum incidente?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Não, porque não foram notícia. Este é o ponto: eles buscam o confronto para serem notícia e, mais ainda, para que a notícia do confronto gere simpatia para a causa que defendem e engrosse as fileiras.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Em qualquer país com imprensa livre a manifestação em si é notícia.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        E tem sido. Manifestações com 100 pessoas contra o impeachment no vão do MASP foram capa de todos os jornais de São Paulo. Mas há uma turma que quer mais, quer “acirrar as contradições sociais”. Conheço pessoalmente vários e sou amigo virtual de outros tantos.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        100 pessoas haviam uma hora antes do início. Também tirei fotos. Estive lá.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Logo, sabe que foi notícia.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Vejo mais veiculado e com maior isenção em jornais não nacionais.
        Está semana publicaram com este destaque, não com a razão do protesto mas está interpretação de que são violentos. Aliás este foi o tom dos editoriais da imprensa Folha e Estado… pedem mais repressão. E sabemos que a PM possui condições de ação menos violentas.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Quem entra neste tipo de conflito não pode posar de vítima.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Que confronto? O criado pela PM?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Joao Kleber, conheço e respeito você. Estamos em campos opostos mas em geral você defende suas posições de forma consistente. Não é o caso com esta insinuação de que é a PM quem cria o confronto. Não é. O confronto é sempre provocado. Isto não quer dizer que não haja abusos dos policiais DEPOIS que o confronto tem início, mas são raros os casos em que a PM começa o confronto.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Sites do tipo admiradores da rota? Revoltados online? Ruralistas?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Não parta para a baixaria. Você não é ingênuo e sabe que estou certo.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Não, não está certo. A reação é desproporcional mesmo que haja alguém com esta intenção. Acredita na versão não nos fatos.
        O que vi foram jovens universitários de todas as origens.
        A manifestação seguiu pacífica mesmo com provocações na própria Av. Paulista. Tornou-se Praça de guerra ao se aproximar do Centro.
        Em diversas cidades nenhum confronto ocorreu.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Ótimo que não haja confronto. Mas no episódio que você destacou a liderança tentou mudar o trajeto combinado e a PM não deixou. Foi a causa primária do confronto.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        O combinado era não ir em direção à FIESP.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Havia uma rota combinada, para que fosse possível organizar o trânsito e a segurança. A tática é sempre a mesma: em algum ponto do trajeto, resolvem mudar o combinado para gerar conflito e confronto.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        E a Inteligência da PM sabendo disto não tem plano B que nao seja tiro, porrada e bomba em todo mundo?
        Não possuem planos de contingência?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Joao Kleber, agora você entrou no “modo justificativa”. Em eventos deste tipo não é possível admitir mudanças aleatórias, e você certamente sabe disso.

        E mais, se a PM cede ali, eles vão procurar outro motivo de conflito. O confronto é o objetivo.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Modo justificativa é o que apresentou desde o início. Estou argumentando no teu campo.
        Entendo que a manifestação é livre. A PM esta lá para proteção. É só.
        Justificar a violência devido ao trajeto?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Em vários países da Europa as manifestações precisam ser marcadas, com roteiro definido. Caso contrário, nem podem acontecer e, quando acontecem, também acabam em violência.
        Você está se fazendo de ingênuo, mas sabe muito bem que grandes manifestações precisam ser planejadas para a redução do impacto na vida das pessoas que não querem participar da manifestação.
        Além disso, com um histórico de depredações de instalações públicas, bancos e lojas, o aparato de segurança tem que ser mais rigoroso e não é possível deslocar contingentes a cada mudança aleatória dos planos dos manifestantes.
        Estes são os fatos objetivos: as lideranças tomam atitudes que visam desafiar o planejamento, o combinado, exatamente porque sabe que esta é a mais efetiva maneira de poder dizer que a PM é que reprimiu, que impediu a passagem e outras pérolas do discurso de provocadores profissionais.

      • Joao Kleber Santana Souza
        09/04/2016

        Agora quer criminalizar as lideranças? Estou entendendo.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Não estou criminalizando. Estou dando nome aos bois. Estou chamando cada coisa pelo nome que tem de fato.

  5. Marcos Emerim
    09/04/2016

    Para fazer esse tipo de “análise” simplista e tendenciosa nem precisa alguém perder o seu tempo criando um canal alternativo, basta ligarmos a TV na Globo e irmos numa banca comprar uma Veja, teremos a mesma qualidade profissional e com um editorial bem mais sedutor…

    • Roberto Garrido
      09/04/2016

      Já que essa análise é simplista, então apresente sua análise complexa e profunda sobre o assunto para enriquecer o debate… Mas se não tiver argumentos, não adianta ficar de mimimi…

    • Marcus Vinicius
      09/04/2016

      Como você sabe que a Veja tem a mesma qualidade Marcos? Para saber disso é necessário ler a publicação com certa frequência.

    • Questões Relevantes
      09/04/2016

      Marcos Emerim, é interessante que comentários como este que você fez são sempre genéricos. Nunca apontam um dado errado, um conceito mal utilizado, uma informação falsa. Ficam nesta “retórica adjetivista”, típica de um Odorico Paraguaçu de esquerda.

  6. Rosalvo De Oliveira Junior
    09/04/2016

    As falas sobre o perfil dos que protestam mostra que são pessoas QUE NUNCA FORAM AOS PROTESTOS, por isso dizem isso.

    Os protestos são sim contra o absurdo do que informa, por exemplo, o post abaixo; dentre outros absurdos do ambiente Golpista que vivemos:

    http://camara.portalempauta.com.br/…/temer-e-a-pec-241…/

    PEC 241 coloca o Brasil em ambiente de barbárie e inicia-se uma Guerra Civil Sem Trégua!!!

    FORA TEMER !!!

    ELEIÇÕES DIRETAS JÁ !!

    • Questões Relevantes
      09/04/2016

      Rosalvo, existe uma dificuldade patológica da esquerda em aceitar as regras da democracia e os rigores da matemática. Não só no Brasil, a esquerda tem dificuldade em reconhecer as relações de causa e efeito entre decisões econômicas desastradas e o desarranjo da economia que acaba exigindo dolorosos ajustes. Sugiro a você a leitura de dois artigos:
      SE O SEU GURU XINGA A RESPONSABILIDADE FISCAL, PEÇA UM EMPRÉSTIMO PARA ELE.
      http://wp.me/p4alqY-qm

      E este:
      O PT E SEUS APOIADORES SÃO ALÉRGICOS À MATEMÁTICA E AOS FATOS.
      http://wp.me/p4alqY-A4

  7. Diego Peclat
    09/04/2016

    Eu dependo do meu próprio suor para pagar as minhas contas, não sou classe média mas defendo a livre manifestação.

    • Roberto Garrido
      09/04/2016

      Vandalizar e depredar a cidade, pondo fogo em carros e lixo no meio da rua para impedir o trânsito, você chama isso de “livre manifestação”?

    • Questões Relevantes
      09/04/2016

      Diego Peclat, eu também defendo a livre manifestação, desde que pacífica. Não dá para defender vandalismos.

  8. Angela G Sa
    09/04/2016

    Classe média esteve e se mantém à serviço da pequena elite branca. A classe média sente um desconforto ao estar próximo da classe baixa, não quer ser confundida com pobres e miseráveis. S violência constatada nos últimos dias não confere a uma ação, mas uma reação por se sentir violentado. Violentado civilmente ao depositar em alguém o voto que correspondia as suas expectativas e assistiram seu voto ser roubado e com ele a ameaça de ver sua inclusão social ir tb pelo ralo. Dizer wue a responsabilidade da crise é exclusividade do PT ou é plena ignorância dos fatos e acima de td da história brasileira ou tb faz a linha da mídia partidária. Nunca se viu no Brasil uma polícia federal tão isenta e livre para realizar investigações, fosse quem fosse. Jamais no Brasil vi a linha da miséria ser atenuada, qdo os miseráveis puderam emergir de sua invisibilidade os fascistas vieram ferozmente para acuar e fazer retornar aqueles que gritavam para serem vistos. Sim quando uma lata de lixo ou vistura são mais relevantes q o direito ao voto ou a integridade física e por que de fato a capacidade humana foi esvaida. Uma agressão brutal acometeu os brasileiros o mais íntimo de seus sentimentos, fisicos e morais, e a reação para isto não poderia ser diferente. Saber que um indivíduo citado 21 vezes na lava jato fora o crime de improbidade e recebimento de propina para construção de ponte na sua cidade natal, não responderá mais por nada em decorrencia do foro privilegiado que o congresso ofereceu de presente é estarrecedor, ignóbil, escandaloso. Ter como presidente usurpador, o qual JAMAIS SERIA ELEITO PELO POVO é um gangster à décadas e hj ocupa o cargo saqueado do mais alto escalão acompanhado pelos demais quadrilheiros…é insano. Dilma è de um caráter único, imaculada e tão digna que antes de ser derrubada propôs plebiscito, ainda dizendo que os quadrilheiros jamais largariam o osso. Os srs. Deste post sabem a etiologia da palavra DEMOCRACIA? ???? Direi: DO POVO E PARA O POVO. So o povo poderia ter mudado o quadro político repugnante seguido de reforma politica urgente.

    • Roberto Garrido
      09/04/2016

      Só pra te avisar que quem votou na Dilma também votou no Temer que era seu vice, então o Temer foi eleito. Isso se chama democracia. Pobres não sabem o que é marxismo, e pobres não sem ateando fogo em lixo ou viaturas, quem faz isso é militante de partido de esquerda que é pago pra isso, portanto, não há nenhuma revolta popular contra o impeachment da Dilma, ao contrário, o povo saiu às ruas aos milhões pedindo justamente o impeachment da Dilma. Esse discurso preconceituoso de elite branca não cola, fazem guerrilha para causar um levante popular mas o povo além de não aderir é contra. O povo TRABALHA e fica preso no trânsito por causa de baderneiros e fica puto. Tchau Querida!

      • Angela G Sa
        09/04/2016

        Roberto Garrido é burrice demais. Com imenso respeito aos burros q são infinitamente mais inteligentes e úteis. De novo a história do vice??? Filin ce sabia que se escolhe vice APENAS PARA BASE ALIADA??? SÓ POR ISTO. faz parte do acordo. Ó funciona assim: eu preciso de apoio no congresso então pego alguem forte com deputados e senadores, tendeu? Qto aos Baderneiros… penso que o correto seria invadir Brasília e tirar a quadrilha a tapa. Sabe o etiologia da palavra DEMOCRACIA? VOU TR ENSINAR: DO POVO E PARA O POVO. Logo, só o povo poderia escolher quem deve representa-los. Ao ser violentamente agredidos ao roubarem 54 milhões de votos seria o mínimo possível. Eu p ex. Não tralharei mais. Me sinto ridícula ao dizer que trabalho 45 hr semanais p salário de bosta p sustentar p ex o SKAFF quadrilheiro. Skaff está entre os 63 mais ricos do Brasil as suas custas e da população desinformada q acredita que trabalho dignifica alguém. M3u caro são 95% da população carregando nas costas os 5% safados. Se o sr trabalha, só lamento, se precisar vendo chicotes.

      • RobertoGarrido
        09/04/2016

        O povo pediu a saida da Dilma no pais inteiro pq ela é uma ladra da Petrobrás e do BNDES. O Povo eleveu e o povo tirou, foi isso que aconteceu. A meia duzia de pelegos que vc chama de povo são militantes pagos com o dinheiro da corrupção do PT, e só vagabundos como os socialistas querem viver sem trabalhar… Discursinho decorado e repetido, não tem argumentos… Agora a Dilma não tem mais foro privilegiado, ela e o Lula vão ser presos pelo juiz moro na operação LAVAJATO, e eu quero ver os dois presos…

      • Marcus Vinicius
        09/04/2016

        Angela G Sa , vc esta equivocada. Nao é isso que a constituicao diz sobre o vice. Nao é isso que a Dilma disse na campanha. Ela apresentou o vice aos seus eleitores como alguem apto a ocupar o lugar dela. Entendo que nao seja do seu agrado. Mas a constituicao e o ordenamento juridico que configura os 3 poderes independentes constituidos, que sao os pilares da democracia, nao estao a mercê dos “agrados”. O que voce chama de burrice é apenas a descricao da sua contrariedade.

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Marcus Vinicius, a Angela G Sa é uma espécie de síntese do que a manipulação petista é capaz de produzir: alguém cheio de certezas equivocadas, incapaz de uma leitura racional dos fatos e avessa à ordem legal. É triste.

      • Marcus Vinicius
        09/04/2016

        Questões Relevantes, pior que isso. A favor da ordem legal se e somente se esta favorecer suas preferências e interesses. Será que ela sabe que isso não recebe o nome de princípio democrático?

      • Angela G Sa
        09/04/2016

        PQP. E continuam dizendo wue que o pobre dever trabalhar o dia todo repetindo o mesmo exercício enlouquecedor para ganhar 880 reais, enquanto uma senhora ” mulher de deputado que comparece à câmara e vez por ano qdo as propinas valem a pena ou qdo o assunto é de seu maior interesse, desfila com bolsas que custam 60 mil reais e pagam numa aula de tênis 4 mil euros??? Fala sério. .. Que orgulho imbecil é este que vc sente se fu 30 dias sem viver com sua família ou ter lazer para ganhar 1000, 2000, 3000, e milhoes que moram e dormem nas ruad enquanto a quadrilha leva vida nababesca às suas custas. Vc trabalha SÃO 95% DA POPULACAO CARREGANDO NAS COSTAS 5% que rouba td o q este país tem. Saiba q vc que sua feito louco p levar uma vida medíocre leva o país nas costas, p enriquecer seus patrões wue jamais enriqueceram trabalhando, vc faz td isto p ganhar sabe o quê, merda. A saúde è um lixo e é seu direito td é de pessima qualidade e vc fica ai sentindo ORGULHOOO. Eu sinto vergonha qdo digo que trabalho.

      • Roberto Garrido
        09/04/2016

        Ué? O Lula foi presidente por 8 anos, a Dilma por 6 anos, e nesses 14 anos do governo do PT – Partido dos Trabalhadores, não conseguiram fazer todos os trabalhadores ficarem ricos? Não aconteceu nenhum milagre? Que pena, chora então… Quer ficar rica, abre uma empresa, gere empregos, pague impostos, pois se ficar esperando o governo transformar num passe de magica todos os trabalhadores em ricos isso nunca vai acontecer.

        Aliás, dê só um exemplo de país que implantou o comunismo e melhorou a vida de todos os pobres. Mas nenhum país conseguiu implantar o comunismo porque quebrou antes enquanto ainda estava na fase intermediária do socialismo. Na Ucrânia, o povo derrubou a estatua de Lenin, sabia?

      • Marcus Vinicius
        09/04/2016

        É exatamente por isso. Depois desses anos todos, parece que o pessoal do PT e das empresas mais ricas do Brasil – empreiteiras e bancos – ficaram mais ricos, bem como seus filhos. Especialmente do PT, que gostam de mordomias. A ex-presidente mesmo pegou 8 carros para disponibilizar para a filha, com funcionários exclusivos. Agora quer manter as regalias. Não fizeram as reformas necessárias, politica, educativa, tributaria, que teriam possibilitado maior igualdade nas condições de partida e melhora de produtividade e renda. Mas roubaram o pais como nunca antes. Você já viu os atuais indicadores de pobreza?

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Angela G Sa, como já lhe disse em outro bloco de comentários, você é uma espécie de síntese do que a manipulação petista é capaz de produzir: alguém cheio de certezas equivocadas, incapaz de uma leitura racional dos fatos e avessa à ordem legal. É triste.

      • Marcus Vinicius
        09/04/2016

        Do que vc tem vergonha mesmo Angela?

  9. Roberto Garrido
    09/04/2016

    São jovens em busca de aventura e a revolução seja lá por qual motivo os seduzem, enquanto o papai e a mamãe trabalham para sustentá-los. São mimados, alienados e drogados: massa de manobra perfeita.
    Enquanto isso os jovem pobres trabalham de dia para custear seus estudos que fazem à noite e seus objetivos são melhorar de vida com estudo e trabalho: a revolução do bem!

    • Marcos Emerim
      09/04/2016

      Cara, eu trabalho o dia todo, estudo todas as noites numa graduação de universidade pública (que exige muito dos seus estudantes, diferentes de muitas instituições privadas que existem pelo país…) e me proponho a pensar nas formas sociais sim. Nem vou entrar no mérito aqui de “revolução” ou não, isso é outro papo. Só que refletir, questionar o status quo e idealizar uma sociedade nova não é crime, muito pelo contrário, nem deve ser desestimulado. Pelo contrário. Lamento profundamente que alguém se proponha a fazer uma “análise” dessas como essa página fez. É um des-serviços, reproduz o lema “não pense em crise, trabalhe” do governo Temer. E a quem isso interessa? Não, não é a mim, nem a ti, que sobrevivemos do nosso próprio suor.

      • Roberto Garrido
        09/04/2016

        Conheça o perfil dos blackblocks, militantes de partidos de esquerda, são na maioria estudantes de sociologia, história, geografia ou letras, teorizam sobre Marx e Gramci e tentam atrair o povo atrás de seus atos de violência, pois a violência é a essência do marxismo. Porém, o povo nao quer teorias revolucionarias, conheço pessoas muito pobres que perdem emprego e montam salão de beleza, carro de churros e mercadinho, pois querem prosperar e ter uma vida melhor. Quem vive de teirias são os integranres da esquerda chique ou caviar que já tem a vuda ganha. E isso nao tem nada a ver com pleiterar um pais melhor, pois isso se faz nas eleições por meio do voto. Vandalismo é antítese de democracia porque é a imposição da vontade pela força, ao passo que na democracia se manifesta a vontade de modo pacífico e ordeiro. Só para você refletir: o marxismo + grancismo fazem revolução cultural para destruir a moral, a religião, as leis, a cultura de um povo para destruir o Estado, e são utilizados como instrumento político e social pelis capitalistas globalistas do grupo Bilderberg e seus controlados para criarem a nova ordem mundial, será o domínio do poder economico de um mercado global. É uma forma beligerante de conquista de um pais para subjugá-lo e isso é um ato de guerra.O buraco é maus embaixo…

      • Questões Relevantes
        09/04/2016

        Marcos Emerim, o blog Questões Relevantes é dedicado a discutir as formas sociais e suas alternativas. Também tem um ponto de vista bem definido: tem a democracia como valor fundamental. Tudo que concorra para aperfeiçoar a democracia é elogiado e tudo que concorra para solapá-la é criticado. Manifestações violentas entram na segunda categoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: