questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

NO JULGAMENTO DAS IDEIAS DE CARLOS PRESTES E ROBERTO CAMPOS, SEU VEREDITO É BEM-VINDO.

matrix

Este artigo não é sobre um debate de ideias, mas sobre o contraste ente elas. Um confronto civilizado, sem dúvida, entre o velho comunista Luiz Carlos Prestes e o velho liberal Roberto Campos. Eles declaram, logo no início, que não têm a ilusão de mudar a opinião do outro. Cada um está firmemente arraigado às suas próprias convicções. O objetivo é dar subsídios para quem os assiste chegar às próprias conclusões.

O debate ocorreu em 1985 e tem uma linguagem meio lenta, sem arroubos ou adrenalina, mas funciona muito bem para resgatar memórias de um passado nem tão distante e para, com os olhos do presente, conferir quais ideias permanecem atuais e quais foram superadas pela história.

O debate está reproduzido na íntegra, sem o “julgamento final” dos convidados então presentes – o que nos transporta para a posição que eles ocuparam no evento.

Assista e deixe sua avaliação na área de comentários.

 

Anúncios

9 comentários em “NO JULGAMENTO DAS IDEIAS DE CARLOS PRESTES E ROBERTO CAMPOS, SEU VEREDITO É BEM-VINDO.

  1. Emanoel Chaves de Oliveira
    08/28/2016

    Emanoel Chaves de Oliveira Há mais de 30 anos que o mundo tem mostrado que o comunismo é uma utopia, Simples, vejam China , Alemanha Oriental, Vietnam do Sul, União soviética etc etc. Roberto Campos deu um veredito, aquela época, e acertou em cheio. Portanto não temos muito o que discutir. Caso queiram mais informações , leiam “”Julgamento das idéias””.

    • Questões Relevantes
      08/28/2016

      Obrigado pela contribuição.

  2. erreve
    08/27/2016

    Obrigado pela indicação. O vídeo é uma viagem no tempo e deixa claro a esclerose que tomou conta das esquerdas.

    O liberal Roberto Campos cita Karl Marx e o desconstrói, o comunista Luiz Carlos Prestes,cita dados da década anterior ao debate, elogia a Revolução cubana e mente ao listar seus feitos.

    Vir à sua página é como chegar a um oásis de civilidade e bom senso, além de encontrar boas surpresas como este vídeo.

    • Questões Relevantes
      08/27/2016

      Obrigado pela massagem no ego.

  3. VjSkydive
    08/24/2016

    Todo socialista é um tapado que pensa que os capitalistas são tapados, quando é exatamente o contrário e que tudo o que falam se desmorona na frente da venta deles.

    Tudo o que o Roberto Campos previu aconteceu e tudo o que o Carlos Prestes falou caiu por terra. Dizer que todo país capitalista fatalmente culmina em um país socialista é de uma estupidez ímpar, ainda mais quando vemos exatamente o oposto na atualidade, a queda do muro de Berlim, a entrada no mercado capitalista pela China, a explosão de crescimento da Coreia do Sul dentre inúmeros outros fatos.

    Não esquecer que a atual inflação e crise na Venezuela é de 180% ao ano e a do Brasil crescendo a passos largos. Agora a Argentina abandonou a tendência de esquerda, a França deu um recado com a perda de poder das esquerdas e a própria população da Venezuela deu a resposta nas urnas contra o Maduro.

    Dizer que um capitalista não estuda história e fala sem saber é de uma tamanha ignorância que faz até avestruz enfiar a cara no chão.

    A quem pensam que enganam?

  4. Gustavo Ferreira
    08/24/2016

    Me atenho aos seguintes fatos : Campos, sem dúvida, levou ao melhor pelo MOMENTO que o mundo vivia na época. O discurso liberal era a nova vertente capitalista e a apelação ao dito livre mercado era marca registrada da Direita mundial. Porém, tivemos exemplos em que essa teoria econômica não foi capaz de solucionar o atraso de certas nações. A Argentina de Carlos Menén e até mesmo o Chile com os Chicago Boys demonstram que países emergentes, que adotaram um sistema de economia monetária, onde suas moedas se equivaleram ao dólar americano sofreram com grandes déficits nas contas exteriores, fazendo acontecer o que se conhece por “doença holandesa” : a falta de moeda forte faz com que a capacidade de importação despenque e como a indústria de base desses países não são desenvolvidas ao ponto de comportar a demanda interna, resulta em escassez de bens básicos, desemprego e recessão. Campos ainda duvidou de algo, que acabou por acontecer anos mais tarde : Gorbachev passou o poder para um opositor, Boris Iéltsin.

    • Questões Relevantes
      08/24/2016

      Gustavo, os fatos subsequentes são todos favoráveis a Campos. Se existem problemas que o capitalismo não logrou resolver, é nele que se encontram as ferramentas que permitem a luta por direitos e a melhoria contínua. Quanto à passagem de poder de Gorbachev para Boris Iéltsin, foi análoga à passagem do poder de João Figueiredo para José Sarney: ao passar o poder, o regime acabou oficialmente. Foi um ponto final negociado que pôs fim a um projeto que estava implodindo pelos próprios defeitos.

    • Andre Xavier
      08/30/2016

      Que teoria econômica prevaleceu no planeta: capitalismo ou socialismo?

  5. Alberto Linhares
    08/24/2016

    Quatro anos após caiu o MURO DE BERLIM.
    Roberto Campos BINGOOOOOOOOO!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: