questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

MUITA GENTE ODEIA A DAMA DE FERRO, MAS ELA ESTAVA CERTA.

BRITAIN-POLITICS-THATCHER-OBIT-FILES

(FILES) – A picture dated Ocotber 13, 1989 shows then British Prime Minister Margaret Thatcher acknowledging applaud on at the end of the Conservative Party conference in Blackpool. Former British prime minister Margaret Thatcher, the “Iron Lady” who shaped a generation of British politics, died following a stroke on April 8, 2013 at the age of 87, her spokesman said. AFP PHOTO/FILES/JOHNNY EGGITT

No dia 22 de novembro de 1990 Margaret Thatcher`fez seu último discurso no Parlamento britânico. Passaram-se 26 anos, mas o debate se mostra surpreendentemente atual.

Mostra também uma civilidade invejável e boas doses do típico humor Britânico.

Confira.

Anúncios

12 comentários em “MUITA GENTE ODEIA A DAMA DE FERRO, MAS ELA ESTAVA CERTA.

  1. Questões Relevantes
    05/07/2017

    Um gráfico educativo:
    EVOLUÇÃO DO PIB DO REINO UNIDO DESDE 1960.
    https://goo.gl/KikUfe

  2. Questões Relevantes
    12/23/2016

    Uma boa avaliação do período Thatcher:

  3. Bruno Da Costa Ribeiro
    07/11/2016
    • Questões Relevantes
      07/11/2016

      Thatcher certamente não acertou 100%, mas criou as bases de um Reino Unido renovado, debelou a inflação de 25% ao ano e deixou o governo com a população mais pobre em melhor situação de renda do que quando assumiu. Nem os socialistas contestam este fato. As pessoas que criticam Thatcher, como este jornalista esportivo Tim, têm motivos pontuais e não estruturais. E as críticas estruturais que faz demonstram que não entende nada de mercado, de economia. Os dados econômicos disponíveis desmentem de forma clara os diletantes jornalistas.

      • Bruno Da Costa Ribeiro
        07/11/2016

        Eles sofreu na carne as atitudes da Thatcher, na época primeira ministra inglesa. Assim como quando vem um estrangeiro aqui e diz que um determinado politico é um tesouro nacional segundo os brasileiros (sou brasileiro e não acho isso), sendo que este nunca esteve em um hospital público, ou seja, não sofre na pele o que o brasileiro médio sofre. Resumo da ópera: Posso opinar, posso ! Baseando no que os livros de história e economia ensinam. Mas a opinião de quem viveu tudo aquilo deve ser mais do que considerada ! PS: Como gostaria q os burguesezinhos q clamam tanto por essas medidas sofressem o ônus decorrente dela.

      • Questões Relevantes
        07/11/2016

        Eu assisti o vídeo. Sei que ele sofreu na carne. Marmo assim os dados macro, como PIB, taxa de emprego, renda etc o desmentem.
        http://goo.gl/AtvsO

      • Bruno Da Costa Ribeiro
        07/11/2016

        Não desmentem a opinião unanime das pessoas q sofreram na pele o tacão de sua ideologia, mas é cômodo pra quem n sofre essas medidas na carne como tu defende-las e essa escrota só conseguiu o apoio popular pra isso, através da guerra das malvinas.

      • Questões Relevantes
        07/11/2016

        Ok, a maioria é irrelevante. Vale o sofrimento pessoal. Curiosamente isto corrobora o que Thatcher dizia e que o jornalista não entendeu: não existe esta coisa de “sociedade”, existem os indivíduos e suas famílias.

      • Bruno Da Costa Ribeiro
        07/11/2016

        Vc é mesmo idiota no sentido grego. “Há de se notar que Politikós, ou Político, equivale a Cidadão. Cidadão vem de Civitatis do latim e significa morador da cidade. As cidades gregas eram as Polis, e seus moradores que participavam da vida pública eram chamados Politikós. Aquele que se voltava apenas à vida privada, a assuntos pessoais, aos seus próprios interesses, ou seja, voltados aos seus próprios umbigos, como nos diz o Filósofo Mario Sergio Cortella, era chamado pelos gregos de Idiotis. Nossa atual época fez algo realmente notável: além de ter mudado o sentido do termo e transformado quem se preocupa com política e o bem público em verdadeiros idiotas, ainda construiu seres híbridos sem qualquer princípio ético que se locupletam do bem público a partir de seus interesses privados chamando-os de políticos. Em suma, o sistema (alienante através da reificação de suas estruturas coercitivas voltadas ao mercado) nos transforma em verdadeiros idiotas, mas alça alguns idiotas (no sentido grego) como uma casta privilegiada de seres guardadores e mantenedores da lógica do sistema no nível do Estado, proporcionando em troca o atendimento de seus interesses privados. Nada muito diferente, embora envolva mais riscos, do que a própria classe dos proprietários dos meios de produção (a burguesia) realiza: atende seus interesses privados explorando o trabalho social e a estrutura montada para e por ela. É o reino do “umbiguismo” ou da idiotice.” – É tão idiota q ataca uma sentença pessoal ao mesmo tem q defende o individualismo. PS: a maioria dos ingleses concorda com ele.

      • Questões Relevantes
        07/11/2016

        Entendo, Bruno, por esta razão você defende um sistema político em que o cidadão não é dono de seu próprio umbigo, depende do estado patrão e vê o poder ser exercido por uma casta bem reduzida de “iluminados”. E onde mudar um governo exige sorte ou sangue.

      • Bruno Da Costa Ribeiro
        07/11/2016

        Isso q tu diz acontece tb no sistema defendido por vc devido a concentração de renda e poder cada vez maiores no setor privado com isso apesar de vivermos em “democracias”, n ocorrem mais mudanças na estrutura de poder. Ou seja, as mascaras mudam (políticos), já os verdadeiros donos do poder (empresários) permanecem como “uma casta bem reduzida de “iluminados””.

      • Questões Relevantes
        07/11/2016

        Mas você pode mudar o governo apenas com o voto. Pode pressionar o governo com passeatas, pode exercer seus direitos de homem livre. Há quem prefira gaiolas. Não é o meu caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: