questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

LIBERAL QUE SE PREZE PRECISA RECONHECER: A DIREITA BRASILEIRA É ESTÚPIDA.

Robson Braga de Andrade

Já defendi em diversos artigos que a partir de 2008 os governos Lula e Dilma foram desastrosos. Não mudo uma vírgula. Mas reconheço igualmente que as lideranças visíveis da direita brasileira são estúpidas.

Há, neste momento, uma luta política para que o afastamento de Dilma seja permanente.

Há outra luta política para que haja uma alternativa razoável à Lula em 2018.

Pois bem. Frente a esta realidade, o lógico seria as lideranças que falam em nome do empresariado se prepararem para o debate e para propor alternativas inteligentes de como o Brasil pode superar tanto a crise econômica quanto a política. Seria. O que temos visto é de tal maneira desarticulado e despreparado que mais parecem sabotadores infiltrados, ou aliados objetivos tanto de Dilma quanto de Lula.

Que outra conclusão se pode tirar, por exemplo, deste evento que reuniu o presidente interino Michel Temer e aproximadamente 100 empresários do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)? A única ideia ventilada após o encontro veio a público na voz do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade e não poderia ser mais imprópria: defender que o Brasil autorize a mudança da jornada de trabalho de 44 para até 80 horas semanais.

Trata-se de uma demonstração pública de despreparo e falta tanto de inteligência como de estratégia.

O despreparo está em confundir 60 (que já seria um erro) com 80 horas semanais.

A falta de inteligência está em defender esta tese quando há diversas outras alternativas para recuperar competitividade que não penalizam o trabalhador. Nos ingredientes que impactam o chamado “Custo Brasil” o número de horas trabalhadas tem peso mínimo. O Brasil não é a França.

A falta de estratégia está no momento em que apresenta a tese desastrada, já que mesmo que sua ideia fracasse (o que acredito, aconteça), terá sido útil para Dilma, Lula e toda a esquerda.

Na verdade, cada vez fica mais claro: o problema do Brasil não é nem a esquerda nem a direita. É a opção preferencial pela estupidez.

 

P.S. em 10/07/2016 – Conforme Victor Chamun me alertou, não foi proposto um aumento da jornada. Ele apenas teria feito um contraponto frente à demanda das centrais sindicais brasileiras de redução da jornada de 44 para 40 horas semanais citando o exemplo de um governo socialista para mostrar que deve haver flexibilização nas leis trabalhistas.

De qualquer maneira, penso que certos assuntos exigem preparo e estratégia para serem abordados, uma vez que todos sabemos o quanto tudo que os liberais dizem pede e será usado contra eles (nós) pela esquerda, mesmo que falsificando os fatos. O erro na citação, de 60 para 80 horas abriu as portas para concluir-se que estavam discutindo o assunto. Tentei encontrar a entrevista em vídeo, mas não consegui, o que já aponta realmente para a manipulação. De qualquer maneira, recomendo a leitura desta matéria do BuzzFeed.

 

Artigo de Paulo Falcão.

 

 

Anúncios

12 comentários em “LIBERAL QUE SE PREZE PRECISA RECONHECER: A DIREITA BRASILEIRA É ESTÚPIDA.

  1. Victor Chamun
    07/10/2016

    Paulo, muito bom seu artigo e concordo com quase tudo. A única ressalva que faço é que ele não defendeu o aumento da jornada de trabalho. Ele apenas usou (de maneira errada) o exemplo do governo francês do socialista Hollande que aumentou a jornada em casos específicos enquanto aqui querem reduzir.

    Essa interpretação errada do que ele disse se propagou em efeito manada pois os petistas podem ser tudo, menos ingênuos e de fato isso deu munição pra eles.

    Não vou entrar no mérito se aumentar ou reduzir a jornada seria bom ou ruim, o fato é que nossas leis trabalhistas são extremamente engessadas e desfavorecem a geração de empregos. É uma cópia da carta del lavoro de Mussolini acrescida de penduricalhos ao longo de décadas. Precisamos mexer nesse vespeiro e não deixar o populismo do discurso fácil continue enganando os mal informados.

    As maiores dificuldade dos liberais no Brasil são duas: primeiro que não temos políticos liberais (espero que comecem a surgir em um futuro próximo) e segundo que o discurso populista de “tudo grátis”, “direitos adquiridos não podem ser mexidos”, “assistencialismo para todos” é muito mais fácil de ser vendido que o discurso do livre mercado, da meritocracia, do indivíduo sobre o coletivo, das oportunidades no lugar do assistencialismo.

    O conservador Roger Scruton diz com propriedade que nossa posição é verdadeira, mas enfadonha, a deles é excitante, mas falsa.

    Concordo também quando o liberal Thomas Sowell diz sobre políticos e eleitores que quando as pessoas querem o impossível, somente mentirosos podem satisfazê-las.

    Paulo, a última frase do seu artigo também é primorosa e merece ser emoldurada: “O problema do Brasil não é nem a esquerda nem a direita. É a opção preferencial pela estupidez.”

    • Questões Relevantes
      07/10/2016

      Caro Victor, concordo 100% que nossa legislação trabalhista é um problema, mas a jornada semanal é razoável.

      Por exemplo, seria muito mais produtivo discutir a transformação de parte dos custos indiretos para o empregador em renda para o funcionário. Isto não reduziria o custo para as empresas mas transferiria renda para o salário direto. Seria música para os ouvidos do trabalhadores.

      De qualquer maneira, estudando os custos reais de uma empresa, a simplificação das leis tributárias para um padrão semelhante ao dos EUA ou Canadá, por exemplo, teria um impacto muito maior nos custos das empresas do que a elevação da jornada de trabalho semanal.

      • Victor Chamun
        07/10/2016

        Sim, Paulo, mas o ponto é que não foi proposto um aumento da jornada. Ele só citou um exemplo de um governo socialista pra mostrar que deve haver flexibilização nas leis trabalhistas.

      • Questões Relevantes
        07/10/2016

        Como confirmei a notícia no G1 e no Estadão, considerei como fato, mas realmente não encontrei a entrevista em si, o vídeo.
        De qualquer maneira, penso que certos assuntos exigem preparo e estratégia para serem abordados, uma vez que todos sabemos o quanto tudo que os liberais dizem pede e será usado contra eles (nós) pela esquerda, mesmo que falsificando os fatos. O erro na citação, de 60 para 80 horas abriu as portas para concluir-se que estavam discutindo o assunto.
        Obrigado pela citação em seu post e vou publicar o link da matéria do Buzz Feed para ser justo.

        https://goo.gl/7BAKqN

  2. Andrew He
    07/09/2016

    Isso é limite legal na prática não é assim. Exemplo é nos EUA que é tempo ilimitado a jornada média é de umas 9h. Esse valor não significa ser o tempo padrão.

    • Questões Relevantes
      07/09/2016

      Como digo e justifico no artigo, trata-se de uma demonstração pública de despreparo e falta tanto de inteligência como de estratégia. A jornada de trabalho é o componente que menos pesa no chamado “Custo Brasil”, mas é o que tem mais impacto negativo na opinião pública.

  3. Luan Pereira
    07/09/2016

    É, a direita brasileira é estúpida mesmo… Mas o que liberais tem com isso? A direita é o conservadorismo e o nacionalismo, liberais são de centro (isto é, se vc insiste em por as posições políticas em uma reta.)

    • Questões Relevantes
      07/09/2016

      Luan, o que você descreve é a extrema-direita. Acredito que este artigo deixe a questão mais clara:
      A PROVA DE QUE A DIREITA TEM CORAÇÃO.
      http://wp.me/p4alqY-kz

  4. Helder Oliveira
    07/09/2016

    Só para lembrar os afoitos, que o ROBSON Andrade era consultor do Lula. Pára de mimimmmm

    • Questões Relevantes
      07/09/2016

      Aparentemente, continua com ele. É a explicação que faz sentido…

  5. Silvio Cardoso
    07/09/2016

    Que dilema..Uma direita estúpida e uma esquerda enfraquecida..

    Não há perfeitos sistemas , tão pouco ideologias…Creio na evolutividade dos sistemas e das ideologias…Nós é que paramos no tempo..

    • Questões Relevantes
      07/09/2016

      Silvio, talvez você aprecie este outro artigo:
      BRASIL, A SÍNTESE DE TODOS OS VÍCIOS.
      http://wp.me/p4alqY-fl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: