questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

QUANDO MARGARETH THATCHER DEFENDEU O BOLSA FAMÍLIA.

margaret-thatcher-has-died

Margareth Thatcher é uma figura polêmica. Talvez você estranhe. Talvez não acredite, mas assista o vídeo abaixo. Lá pelos 10:34 minutos, ela defende um benefício bem semelhante ao Bolsa Família em uma sociedade bem parecida com o Brasil. Estes neoliberais são uns loucos….

https://www.youtube.com/watch?v=6Y9xMkE4Dfo

 

 

Anúncios

13 comentários em “QUANDO MARGARETH THATCHER DEFENDEU O BOLSA FAMÍLIA.

  1. Questões Relevantes
    05/07/2017

    Um gráfico educativo:
    EVOLUÇÃO DO PIB DO REINO UNIDO DESDE 1960.
    https://goo.gl/KikUfe

  2. Questões Relevantes
    12/23/2016

    Uma boa avaliação do período Thatcher:

  3. Carlos Almeida
    05/28/2016

    Mas esses programas assistencialistas e populistas são bem típicos do ideário neoliberal. Estou enganado?

    • Questões Relevantes
      05/28/2016

      Está enganado. O pensamento neoliberal pensa programas assistencialistas como emergenciais, com porta de entrada e de saída. Nas verões populistas, só há porta de entrada.

      • Carlos Almeida
        05/28/2016

        Mas aí agora aparece um dado novo: a porta de saída. Parece-me então que o assistencialismo cotista se encaixa bem em tal definição. Ademais, quando e onde se localiza (no tempo e no espaço) essa porta de saída?
        O que quero dizer é que me parece que, com ou sem porta de saída, e, em caso afirmativo, sem uma identificação mais clara, palpável, tateável, do ponto de saída, o lulopetismo e o neoliberalismo não são tão diferentes! Não faço aqui juízo de valorativo calcado em ideologia que costuma dicotomizar as coisas entre o Bem e o Mal. Apenas tenho a impressão que toda essa propaganda feita por asseclas do lulopetismo (o que não é o caso aqui, óbvio!), beirando o proselitismo religioso, de existência de uma diferença descomunal, abismal, não se sustenta.

      • Questões Relevantes
        05/28/2016

        Carlos, a porta de saída é uma espécie de seguro contra a acomodação. A ideia é fornecer auxílio financeiro direto durante algum tempo e exigir uma contrapartida como participação em programas de qualificação de mão de obra e outros mecanismos que aumentem a capacidade da pessoa de se inserir no mercado do trabalho. Isto atua sobre a autoestima da pessoa e sobre a qualificação real. Aumenta sua autonomia.

        Quanto às diferenças abismais, se você se refere ao lulopetismo e o que defendi acima a diferença é abismal porque no populismo lulopetista o programa de bolsa é uma forma de compra de votos, pago mês a mês. O populista quer perpetuar a dependência para perpetuar-se no poder.

        Se você se refere à renda no Brasil, infelizmente existem, mas não é o Bolsa Família que as resolve ou resolverá. Trato um pouco desta questão neste artigo:
        A MERITOCRACIA E SEU OPOSTO
        http://wp.me/p4alqY-eo

  4. Raul Segundo Fernandes
    05/26/2016

    Não são os neoliberais “uns loucos”. Loucos são os tempos que em que os defensores do livre mercado chamam um programa defendido por Milton Friedman de “bolsa-esmola” , e um certo povo de esquerda continua apostando no “quanto pior, melhor”.
    Melhor dizendo: tempos burros, à esquerda e à direita (burros como Thatcher, que não foi competente nem como neoliberal e surfou na onda do sucesso de Reagan e do fim da guerra fria).

    • Questões Relevantes
      05/26/2016

      concordo com você no geral mas discordo de sua avaliação da “Dama de Ferro”. Suas entrevistas mostram uma inteligência e uma clareza raras e sua prática foi a possível em um momento bastante conturbado da Inglaterra e do mundo. Sou socialdemocrata e, por tanto, não tenho Thatcher como modelo, mas é forçoso reconhece-lhe méritos. Se tiver tempo, dê uma lida neste artigo: http://wp.me/p4alqY-qm

  5. Davi Morgado
    05/26/2016

    Não sei porque as pessoas se surpreendem com isso. Aliás, até sei pq. Muitos liberalecos são iguais aos socialistas que nuncam entenderam o socialismo. São papagaios. Todos os autores liberais são enfáticos em uma igualdade básica de condições financeiras. Todos. Mas entenda o que ela diz sobre seguridade social e salário. Seguro social é contrato social. Imagine sua família? Vc deixaria um familiar morrer de fome? Acredito que não! Já salário mínimo, é uma liberdade de mercado da qual a oferta é a procura se resolve, e tá aí a merda do salário mínimo e leis trabalhistas. E se eu precisar de um trabalho de 4 horas ou dois de 3 horas pra cuidar desse meu familiar que passa fome? Essa lei me beneficia ou me prejudica?

    • Questões Relevantes
      05/26/2016

      Davi, gosto de Thatcher e a defendo em diversos artigos do blog. Este é uma pequena provocação com a turma que adora odiá-la.

      • Davi Morgado
        05/26/2016

        E tb é uma bela provocação aos conservas que a amam sem conhecê-la.

  6. Luiz Henrique
    05/26/2016

    Foram os ” neoliberais” que criaram o bolsa família. Friedman já defendia isso bem antes.

  7. Eduardo Eumim
    05/26/2016

    Essa mulher é o sonho daquilo que gostaríamos e necessitamos de ter por aqui, e que porém de nada serviria dentro dessa estrutura “política” consolidada que temos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: