questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

ROMERO JUCÁ, A LAVA-JATO E A TROPA DE ELITE DO PT.

 

marilena-chaui1ok92690

Os diálogos entre Sérgio Machado e Romero Jucá publicados pela Folha de S. Paulo são graves, mas as conclusões alardeadas aos quatro ventos pela tropa de elite do PT, confortavelmente acomodada nas universidades, partidos de esquerda e em parte da imprensa são estúpidas.

Não há dúvida, Romero Jucá tem que se afastar do governo. Em minha opinião, deveriam sair também todos que de alguma maneira estão implicados na Lava-Jato ou outros casos de corrupção.

Mas isto está longe de significar que o impeachment tenha sido um “acordão” para sepultar a Lava-Jato.

Em momentos assim é fundamental socorrer-se de duas coisas: a memória e a lógica.

A memória nos socorre ao lembrar que há também uma gravação do Líder do PT no senado, Delcídio Amaral, tramando a fuga do Cerveró e envolvendo nomes do STF.

Há a delação premiada do Delcídio, homologada no STF, implicando Dilma e Lula.

Há a gravação de Dilma e Lula tramando abertamente a obstrução da justiça.

Há o fato de Jucá ter sido um forte aliado de Dilma até o final do mandato anterior.

Assim, a memória nos ajuda a concluir que há muitos políticos, de muitos partidos, que gostariam de ver a Lava Jato acabar em pizza. E neste momento vem a dureza da lógica.

A Lava-Jato tem seu foco principal na rapinagem da Petrobrás e Eletronuclear.

Pois bem. Quem tinha poder de chantagem era o governo federal e os partidos da base aliada.

Quem poderia aprovar ou dificultar contratos era o Governo federal e os partidos da base aliada.

Quem está preso por acharque e corrupção são pessoas ligadas ao Governo Federal e a partidos da base aliada.

Os desvios localizados envolvem pessoas ligadas ao Governo Federal e a partidos da base aliada.

E daí?, pergunta o militante. Isto quer dizer que os partidos de oposição são honestos?

Claro que não, mas o fato é que não estão no centro da investigação, não são os alvos, não tinham poder para influir nas negociatas, a não ser em consórcio com o governo federal e sua base aliada.

Em outras palavras, para que não haja dúvida: não são os principais interessados em acabar com a Lava-Jato.

Em um debate meu com uma socióloga e ativista chamada Simone Wolff, lá pelas tantas ela afirma que “Quando a corrupção é um fato geral não se torna mais critério”. Respondi que finalmente ela havia dito algo que fazia sentido e a lembrei que o foco do impeachment não foi a corrupção, mas sim a incompetência. Dilma está saindo porque quebrou o Brasil. O crime de responsabilidade foi apenas o fato formal que permitiu seu afastamento. Exatamente como no caso Collor.

Honestamente não tenho qualquer expectativa de que esta gente crie vergonha e mude de atitude. Cabe à nós, a quem pensa, a quem tem discernimento, identificar o engodo e denunciar o ridículo.

 

Artigo de Paulo Falcão.

Anúncios

7 comentários em “ROMERO JUCÁ, A LAVA-JATO E A TROPA DE ELITE DO PT.

  1. Sandro Pereira
    05/24/2016

    Após o escândalo de Jucá, a narrativa petista dizia que “o impeachment serviu para parar a Operação Lava Jato”. Tomaram na cabeça, pois só nesta semana tivemos duas fases da operação, respectivamente 29ª e 30ª.

    Enquanto isso, Jucá foi chutado do governo, de modo completamente diferente do que aconteceria com um ministro petista na mesma situação. Como era o caso de Aloisio Mercadante, pego em grampos tão comprometedores como os de Jucá, e ainda assim mantido no governo da então presidente Dilma. Os petistas vivem abraçados aos seus grampeados.

    • Questões Relevantes
      05/24/2016

      Obrigado pela contribuição.

  2. JPaulo Borba de Quadros
    05/24/2016

    O impeachment se dá pelo contexto. Você precisa de opinião popular + perda de apoio político + crime de responsabilidade….. Se Dilma tivesse popularidade alta e apoio, os crimes citados não fariam um impeachment…. Se ela estivesse impopular e sem apoio, mas não tivesse o crime, também não teria impeachment…. por isso dizem que o impeachment é jurídico e político. Não basta apenas um lado. E concordo que o Lulismo está sendo a maior derrota da esquerda… pois levará anos para alguma figura esquerdista conquistar a mesma popularidade e apoio que o Lula conquistou. Talvez dentro de uns 15 ou 20 anos com bastante doutrinação nas escolas, surja uma nova militância jovem e alienada dos fatos que constituíram a crise. A esquerda fez uma jogada de mestre dominando a academia, pois é através da academia que se formam os professores que vão manipular as cabeças vazias da juventude ávida por alguma causa para sua revolta. Vemos isso bem claramente em uma imagem que vi hoje, um grupo de “estudantes” pedindo por educação de qualidade e contra o desvio das merendas, com um A de anarquismo ao fundo… Mostrando claramente que não fazem ideia pelo que estão lutando, pedindo mais estado com um símbolo da luta contra o estado. Essas mentes são um terreno fértil para uma futura investida da esquerda.

    • Lúcio Júnior Espírito Santo
      05/24/2016

      kkk no entanto, esse impiximã criou um clima muito bom para a esquerda e para os movimentos sociais, com a volta do pt à oposição. Isso destrava muita coisa. Cara, doutrinação nas escolas, JPaulo Borba de Quadros é coisa de alguém que nunca esteve em sala de aula hoje em dia. Paulo Falcão comunga desse equívoco que uma pessoa culta e inteligente jamais deveria repetir.

      • JPaulo Borba de Quadros
        05/24/2016

        Se o Temer for metade do monstro liberal que a esquerda está pintando… ele vai cortar a verba desses movimentos. Eles cresceram e se mantém através do dinheiro público, estão longe de serem manifestações populares legítimas. Os coitados que estão lá no meio são massa de manobra dentro de um discurso ideológico que na prática só visa o poder.

        Acho que movimentos estilo MST vão voltar a situação que estavam nos anos 90… quase insignificantes.

      • Lúcio Júnior Espírito Santo
        05/24/2016

        Na verdade, não, estão defendendo seus interesses verdadeiros. Isso e´apenas um trololó que vcs liberais repetem.

        Vcs liberais serão atropelados, por isso dou todo gás para vcs partirem para cima dos outros liberais do pt. Essa desestabilização é muito importante para a criação do novo poder.

        Nos anos 90 o MST era o movimento popular mais expressivo do Brasil e um dos mais expressivos do mundo. Vc não sabe do que fala e repete dogmas bobos.

      • Questões Relevantes
        05/24/2016

        Lúcio, o termo “doutrinação” é uma bobagem porque envolveria um movimento orquestrado. Mas que há, digamos assim, um compartilhamento de preferências ideológicas por muitos professores, não dá para negar. Eu vivi isto na escola, meus filhos viveram, meu sobrinhos, filhos de amigos. A catequese socialista não tem uma ordem unida, mas que ocorre, ocorre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: