questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O PARAÍSO DE MARX E DO PROFETA ISAÍAS.

biblia
Eça de Queiros, em 1880, já previa a transformação do marxismo em religião e a construção de altares para a adoração de São Marx da Mais Valia. Tratei do tema em alguns artigos e volto a ele agora de maneira breve, propondo uma pequena reflexão.

 

O Marxismo dá uma roupagem “científica” ao que é mera especulação e desejo. Neste sentido está mais próximo do islamismo (com suas interpretações “científicas” do Corão). Mas é importante lembrar que, em meados do século XIX, ainda não havia a real separação entre religião e estado e o cristianismo tinha enorme influência não apenas na cultura europeia e no continente Americano, mas também na política.

Qualquer pessoa que se interesse pelo comunismo já deve ter percebido que ele é a Terra Prometida que Marx e Engels vislumbram para além das provações da “ditadura do proletariado”, carinhosamente chamada de socialismo.

Poucos trechos, no entanto, sintetizam e revelam tão bem este caráter messiânico quanto o parágrafo abaixo da famosa “Crítica ao Programa de Gotha” de Karl Marx:

“Na fase superior da sociedade comunista, quando houver desaparecido a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho e, com ela, o contraste entre o trabalho intelectual e o trabalho manual; quando o trabalho não for somente um meio de vida, mas a primeira necessidade vital; quando, com o desenvolvimento dos indivíduos em todos os seus aspectos, crescerem também as forças produtivas e jorrarem em caudais os mananciais da riqueza coletiva, só então será possível ultrapassar-se totalmente o estreito horizonte do direito burguês e a sociedade poderá inscrever em suas bandeiras: De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades.”

Agora, comparem com a linguagem bíblica quando fala da volta do Homem ao paraíso:

ISAÍAS 65:21-23
“Eles construirão casas e morarão nelas;
Plantarão vinhedos e comerão os seus frutos.
Não construirão para outro morar,
Nem plantarão para outros comerem.
Pois os dias do meu povo serão como os dias de uma árvore,
E meus escolhidos tirarão pleno proveito do trabalho das suas mãos.”

Reconheça: nos dois casos, as doses de “ciência” e de “profecia” são equivalentes. Mais do que isso: a própria configuração do “Paraíso na Terra” de ambos os profetas é muito semelhante.

É por esta e por outras que costumo dizer que o “comunismo” é uma miragem para os críticos e uma questão de fé para seus adoradores. Mas em nenhum caso é ciência.

Artigo de Paulo Falcão.

______________________

O artigo abaixo é uma contribuição inestimável de meu antagonista Lúcio Júnior Espírito Santo à tese que defendo no artigo acima:

Pedagogia do Oprimido. Stálin e Josué III Parte

Neste artigo delirante fica claro que a fé é o avesso da razão, e que contra ela não há argumentos.

Anúncios

18 comentários em “O PARAÍSO DE MARX E DO PROFETA ISAÍAS.

  1. Pingback: O MARXISMO E SEUS IRMÃOS: O FASCISMO E O NAZISMO. | questões relevantes

  2. E vc não acredita que existe a mais valia, ou seja, não existe o ato de pagar um valor menor por seu trabalho do que aquilo que ele vale?

    • Questões Relevantes
      12/22/2015

      Lúcio, em uma sociedade livre cada um vende seu trabalho pelo maior valor que consegue. O conceito de mais valia foi superado pela mecanização e pela formação de custos do capitalismo moderno.

    • Pavel Leguska
      01/14/2016

      Mais valia no contexto de exploração do valor do trabalho não existe, é falacia marxista pois ele equipara a relação como de capital e trabalho quando na verdade é puro assalariamento, no mais o termo pode ser compreendido como lucro, Pagar um salario abaixo do mercado nada tem a ver com o valor da produção, nela entra varios itens de custo e inversão de capital que faz com que o produto final pertença ao produtor e não ao empregado. O empregado pode discutir seu salario, jamais querer ser pago em função do valor produzido, mas como o marx quer conceituar o capital como um ente misterioso vindo de uma reserva ancestral que permite o capitalista explorar sua mao de obra que na sua visão é socio depenado porque so o trabalho conta o que tornaria o assalariado dono de toda a produção então vai o besteirol “mais valia” ou apropriação do trabalho pelo capital. Em Marx o unico trabalho que ele conta é o trabalho braçal o que torna o empreendedor num vigarista explorador da mao de obra. “O capital” é um pasquim populista pois ate a conceituação do que é capital Marx Foge, o que importa é criar uma luta que segundo ele é o motor da historia entre empreendedores e mao de obra o que de inicio leva a conceituação do empreeendedor como aproveitador da mao de obra via capital. No universo fabril simples do fim do seculo 19 simplesmente tomar o imobilizado supos Marx era o suficiente, a partir dai nenhuma evolução tecnologica levaria a obsoletização, proletarios so precisavam trabalhar como as formigas, uma um mundo em plena revolução industrial, a diferença economica e social entre empreendedores (capitalista na visao simplista de marx) e seus assalariados fornecia o combustivel suficiente para a “explicação” da questão, era facil para o frustado social por tudo na conta do roubo do capitalista, mas o mundo nao é simples assim. Porque a patifaria comuna nao foi logo denunciada? Porque existia “capitalistas” reais eles eram a classe dominante ou a velha elite que tinha apoderado do estado e desejava o “fim da historia” par que a hiperclasse nao fosse encerrada como fora no passado os reis nobres etc., a verdadeira luta era pela continuação do estado privado e nao entre capital e trabalho. Comunismo é perfeito para que a nomeclatura atinja a perenidade em tese mas o sistema e entropico e a farsa ja destruida na europa agora atinge cuba e resto da america latina vitimada, pode-se chegar la mas nao manter o sistema, a ideologia comuna nao tem como se transformar em sistema politico economico, o leninismo stalinismo falhou e cuba precisa de auxilio externo para sobreviver, o mundo precisa desmontar a farsa comunist para chegar a solução de seus problemas reais escondidos sob o manto do ideologismo.

  3. Paulo: realmente, Gerson se diz Cristo que voltou para trazer o socialismo celestial. Basta vc ler com atenção os artigos. Independente dessa metafísica, ele tem bons achados e boas comparações.

    • Questões Relevantes
      12/22/2015

      Lúcio, o Frei Beto e o Leonardo Boff támbém enveredam por este caminho, mas ele continua delirante.

      Esta comparação entre cristianismo e socialismo padece de um erro conceitual inicial: Jesus recomenda se desfazer dos bens materiais ou dividir o que lhe pertence, este é um gesto de caridade, de desprendimento, de amor ao próximo. O socialismo prega se apropriar do que é do outro, dividir o que é do outro. Isto é o oposto de caridade, desprendimento e amor ao próximo, é apenas inveja, oportunismo e vingança.

      • o socialismo seria impedir o outro de apropriar-se do trabalho alheio. Por isso a estatização dos meios de produção.

      • Questões Relevantes
        12/22/2015

        Na verdade tudo começa antes: o socialismo abole o direito individual de vender sua força de trabalho. É autoritário desde a origem.

      • Adamir Gerson
        12/23/2015

        Não é bem assim. O socialismo não prega se apropriar do que é do outro e então fazer a divisão. O socialismo é bem claro de que aquilo que está no controle da burguesia foi criado pelo trabalho dos trabalhadores. Logo o que ele prega é voltar ao trabalhador o que saiu do trabalhador. Isto é a essência da mais-valia. Quanto a dizer que Jesus não ultrapassou os marcos do assistencialismo, da caridade, é muito relativo. Na parábola de Mateus 20 Jesus se apresenta como o Pai da Ditadura do Proletariado. O seu reino é um absoluto igualitarismo e contra aqueles que reagiram contra ele diz: Não me é lícito fazer o que quero com o que é meu? Reduzir Jesus a um mero reformador social, que vem diminuir o sofrimento dos pobres, é falsificar a Palavra de Deus. Aquilo que Pedro disse: distorcem a Palavra de Deus, e para a sua própria condenação.

      • Questões Relevantes
        12/23/2015

        Concordo, Gerson, muita gente distorce a palavra de Deus, de Jesus, de Alá, de Jeová. O que já se matou de gente em nome de Deus é uma enormidade, só comparável aos mortos em nome de São Marx da Mais Valia.

  4. Sergio
    12/19/2015

    E no capitalismo vive-se sob a doutrina capitalista, como se ela fosse verdade absoluta, natural e incontestável….

    • Questões Relevantes
      12/19/2015

      Sergio, você está confundindo Capitalismo com Democracia. O Capitalismo está se dando muito bem na China e já se deu bem em outras ditaduras. O oposto ao socialismo é o liberalismo e sua democracia republicana.

      Se tiver tempo, dê uma olhada neste artigo: LIBERDADE, DEMOCRACIA E MARXISMO: ESTRANHO FETICHE.http://wp.me/p4alqY-1a

  5. Lúcio Júnior Espírito Santo
    12/19/2015

    Associar com islamismo tá bem na moda hein?

    • Questões Relevantes
      12/19/2015

      Lúcio, o Islamismo não aceita a separação entre religião e estado, o que para eles significa viver de acordo com as leis do livro sagrado. É semelhante ou não ao marxismo?

      • Lúcio Júnior Espírito Santo
        12/19/2015

        É o oposto, totalmente. Muita gente reclama justamente que no estado comunista o estado é ateu, permite apenas a explicação da ciência, retira símbolos das escolas públicas, etc

      • Questões Relevantes
        12/19/2015

        Lúcio, não se faça de bobo. No socialismo, vive-se segundo doutrinas baseadas na obra de Marx. Há uma substituição do objeto de adoração.

      • Lúcio Júnior Espírito Santo
        12/19/2015

        Os religiosos reclamam muito de perseguição tb. A crítica é que a ciência virou objeto de adoração. Mas eu concordo com vc que o pessoal do pcb e José PauloNetto cultua Marx, por exemplo, de forma religiosa. Já em outros países promoveu-se os líderes, não o seu amado Marx: Mao, Castro, Kim Il Jong, etc.

        Isso de ser profecia para o Gerson Soares de Melo é maravilhoso.
        “Babilônia Moderna: Estados Unidos?”
        http://goo.gl/wNR3bv

      • Questões Relevantes
        12/19/2015

        Este artigo Babilonia Moderna é prá lá de delirante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12/19/2015 por em Ciência Política, Sociologia, Uncategorized e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: