questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O PENSAMENTO AOS SALTOS E A QUASE LUCIDEZ.

zizek

É a segunda vez que quase concordo com Slavoj Zizek. No vídeo abaixo ele abandona boa parte das teses inconsequentes que andou defendendo e faz uma análise bastante interessante do capitalismo e sua capacidade de adaptar-se continuamente às transformações do mundo, de sobreviver, fortalecido, às contundentes previsões de seu fim. É um vídeo de 6 minutos e meio, gravado em um dia que ele acordou social-democrata.

Um dos pontos em que divergimos neste caso é até engraçado, porque digo a tempos sobre o marxismo o que ele diz aqui sobre o capitalismo: é uma forma de religião.

__________________________

Link para o artigo que aborda o marxismo como religião:

DO SOCIALISMO AO COMUNISMO: UMA QUESTÃO DE FÉ.

Anúncios

5 comentários em “O PENSAMENTO AOS SALTOS E A QUASE LUCIDEZ.

  1. Se para ele, capitalismo é categoria ética ou moral, ele não é marxista. Mas eu já sabia disso.

    Seria Zizek um propagandista norte-americano? Eu gostaria de perguntar aos camaradas para avaliar a possibilidade. Depois de anos de pesquisa, cheguei à conclusão de que Zizek é um charlatão posando de “stalinista” tanto para desacreditar os comunistas em sua caricatura de bolchevique quanto simultaneamente para difundir ideias fascistas incluindo a velha supremacia ariana, teoria do século dezenove, trazida a público disfarçada agora de crítica radical de esquerda ao liberalismo. Eu vou focar em como ele explora sua imagem radical de esquerda para difundir propaganda imperialista e desinformação. Será traçada a origens da indústria Zizek através de suas primeiras aparições na New Left Review, então editadas (entre outros) por Quentin Hoare e Branka Magas, nacionalistas croatas e apoiadores de Tudjman, fundadores do Instituto Bósnio, assim como foi um esquerda balcânico que começou, nos anos 90, a disseminar propaganda imperialista sobre a Iugoslávia, assim como analisa e retoma sua antiga carreira de antimarxista, anticomunista “dissidente” e nacionalista étnico esloveno. Eu vou discutir como ele influenciou uma geração ao ponto em que agora as ideias de direita e reacionárias assim como pura desinformação da Casa Branca e propaganda simples são agora rotineiramente etiquetadas de pensamento de “esquerda chique” e “radicalíssimo”.

    http://revistacidadesol.blogspot.com.br/2014/06/seria-zizek-um-propagandista-norte.html

    • Questões Relevantes
      10/16/2015

      Lúcio, discordamos de Zizek por motivos bastante distintos. De qualquer maneira, obrigado por sua eloquente contribuição.

  2. É evidente que o socialismo é uma visão científica, daí o fato de que muitos socialistas são ateus.

    É curioso isso, pois os socialistas tb são acusados de demoníacos e de batizarem padres com bosta (acusação que fez uma professora minha de ensino médio).

    • Questões Relevantes
      10/16/2015

      Lúcio, como disse em outro artigo que você comentou, sua professora apenas reconfirma que a estupidez é ambidestra.

  3. Aparecido
    10/16/2015

    O “fracasso” que os socialistas tentam incutir no capitalismo, para terem companhia em seus experimentos desgraçados, é o maior sucesso da história da humanidade. É a diferença entre a vida e a morte. Entre a liberdade e a escravidão. Entre a prosperidade e a miséria.
    Rodrigo Constantino
    .
    Por outro lado, se o capitalismo, que é um sistema com um desenvolvimento natural(nada a ver c/ capitalismo de estado), é uma religião, o que pensar do comunismo e suas variantes? Minha conclusão é que o comunismo(sistema ideologizado por uma pessoa), cultuado com ritualística, sedução e opressão às massas é uma RELIGIÃO FUNDAMENTALISTA.
    Não sou dono da verdade, mas no momento é assim que vejo o quadro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/15/2015 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: