questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

SOBRE ESCOLAS FECHANDO, EGOS EM CONFLITO E ERROS EM SÉRIE.

alckmin_bravo02

O PSDB muitas vezes não precisa de inimigos. As disputas internas, os egos, as cotoveladas entre as lideranças parecem indicar um auto boicote patológico deste partido que é o mais próximo que temos de uma social democracia contemporânea (pelo apego à democracia e à responsabilidade fiscal, como pode ser visto nos modelos escandinavos).

Também contribui para o desgaste certas ideias que são uma espécie de haraquiri político, como cogitar o nome de João Dória Jr para a prefeitura de São Paulo, um personagem com cara de almofadinha, personalidade pedante, irrelevante como homem de negócios, politicamente inexistente e cheio de vidraças a serem exploradas numa eleição.

Outro ponto em que o PSDB, principalmente em São Paulo, errou feio (e continua persistindo no erro) foi na educação, com a famigerada “progressão continuada”. A “progressão continuada” pode até parecer uma boa ideia para alguns, mas é um desastre prático e teórico. Ela desestimula o mérito, destrói os marcos de verificação de aprendizagem, rebaixa o nível geral de exigência, boicota os melhores alunos e produz resultados abaixo de medíocres.

Agora nos vemos diante das insistentes notícias dobre Fechamento de Escolas.

Há um noticiário bastante duvidoso sobre o assunto, graças à inabilidade do governo Alckmin em apresentar publicamente a questão. Um assunto delicado assim deveria ter sido tratado com mais cuidado para que não suscitasse sustos, mal-entendidos e má-fé.

Na ausência de informações claras por parte do governo e mesmo de uma discussão com a sociedade, fica a impressão de que a motivação das mudanças é simplesmente reduzir despesas, algo abominável em um setor com tantas carências e resultados tão ruins.

Por outro lado, aparentemente, não existiria a previsão de fechamento de escolas. O objetivo não seria fechar escolas mas aumentar em 25% o número de escolas de segmento único, porquê um estudo da Secretaria de Educação indica que nelas o rendimento é, em média, 10% superior às demais. O plano seria, assim, oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno. Algumas unidades teriam apenas turmas do ensino médio, outras só dos primeiros anos do fundamental (1º ao 5º ano) e outras apenas as séries finais do fundamental (6º ao 9º ano).

Não sei se é verdade ou mesmo se é realmente uma boa ideia, mas sei que isto é muito diferente de fechar escolas.

Assim, o mínimo que o Governo do Estado deveria fazer neste momento seria dizer, com todas as letras, se haverá ou não fechamento de escolas, se haverá ou não aumento do número de alunos por sala de aula, se haverá ou não discussão prévia com a sociedade, principalmente com os pais dos alunos. Isto se faz publicando um balanço claro, que responda de maneira direta e sucinta as questões acima.

Deixo aqui minha opinião: aumentar a eficiência dos gastos com educação é desejável e bem-vindo. Melhorar a avaliação dos alunos é importante. Criar métodos de avaliar também os professores é fundamental. Mas reduzir os gastos com educação é um absurdo e um tiro no pé.

Artigo de Paulo Falcão

______________________

Sobre social-democracia e responsabilidade fiscal, deixo a sugestão de dois artigos:

A AURORA NÓRDICA PARA O CAPITALISMO

e

SERÁ QUE EXISTE UMA EXPERIÊNCIA VIRTUOSA DE ESQUERDA?

Anúncios

2 comentários em “SOBRE ESCOLAS FECHANDO, EGOS EM CONFLITO E ERROS EM SÉRIE.

  1. Manoela Cantão
    10/11/2015

    Tem umas 500 matérias sobre o fechamento de escolas em vários blogs e sites. Cada um chuta um número. Qual o critério? Concordo com você, fechar escolas é inaceitável. Mas o que é verdade e o que é mentira nesta história?

    • Questões Relevantes
      10/11/2015

      Não sei responder sua pergunta. Sei que há muita mentira, muita exploração política, mas a culpa é do Governo Alckimin que não tratou do assunto com clareza e transparência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/10/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: