questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

OBRIGADO, CAETANO VELOZO. É ISTO.

PB-Caetano2

Defender o óbvio nem sempre é fácil. Há, inclusive, uma certa solidão, principalmente nestes tempos de alta velocidade da internet em que a maior parte das pessoas mal lê os títulos dos assuntos que comenta.

A questão direita/esquerda, então, é um fenômeno. Como disse em outro artigo, nesta guerra de propaganda “tem muito mais militantes do lado de quem transformou a palavra “Direita” em sinônimo de “fascista” e “Esquerda” em sinônimo de “libertário” ou “libertária”, o que é curioso, já que a prática política real associada à esquerda sempre foi totalitária”.

Agora encontro este breve vídeo com o Caetano Veloso no programa Altas Horas do Serginho Groisman em que ele diz de forma bastante sintética o que venho dizendo talvez com palavras demais para interlocutores impacientes.

É isto, Caetano. Obrigado. Me sinto à vontade com a recomendação de “escovar a história a contrapelo” de Walter Benjamin tanto quanto com o seu hábito de caminhar contra o vento.

Anúncios

8 comentários em “OBRIGADO, CAETANO VELOZO. É ISTO.

  1. Lauro Maia
    10/22/2015

    PERFEITO ….. já vi aqui nas redes várias pessoas (que se autodenominam de esquerda) propor a “superação” da democracia. Uma parte significativa da nossa “esquerda” flerta, de forma muito romântica, com ideais ditatoriais e até totalitarios. A matéria e o Caetano disseram a coisa mais óbvia do mundo. Mas as vezes o óbvio precisa ser repetido.

  2. kkk democracia burguesa como valor fundamental e´ótimo.

    • Questões Relevantes
      10/12/2015

      Vindo de um maoísta, seu comentário soa como elogio.

  3. Caetano apenas quis dizer que ele é um social-democrata.

    • Questões Relevantes
      10/06/2015

      Exatamente, Lúcio. E define bem que tem a democracia “burguesa” como valor fundamental e não como uma etapa a ser superada.

  4. Marcos
    10/04/2015

    Não desista de suas “palavras demais”. Elas são necessárias para dar substância à síntese de Caetano. Seu blog é muito bom.

    • Questões Relevantes
      10/04/2015

      Obrigado.

    • erreve
      10/12/2015

      Faço minhas as palavras do Marcos. Seu blog é ótimo e seu comportamento ao responder os comentários mais esdrúxulos e até mesmo agressivos, é sempre exemplar.

      Sobre seu comentário a respeito da apropriação indébita pelas esquerdas dos termos “progressista” e “libertário”, me veio a mente um comentário que li em algum lugar (não estou bem certo se foi o Roger Scruton numa entrevista que deu à VEJA), onde o entrevistado questionava a inércia dos Republicanos nos EUA, que permitiram que a esquerda lá, se apoderasse do rótulo “liberal”, criando muita confusão sobre o uso dessa palavra. Vemos no Brasil, a fraude tentando se repetir, com Kassab, o ex-prefeito de São Paulo, ex-PSDB e atual grande aliado do PT, querer criar um Partido “Liberal”, de um viés que, não tenho dúvida, será totalmente esquerdista, trazendo para cá a confusão norteamericana. Assim como os esquerdistas, “progressistas” ainda se apegam aos conceitos ultrapassados dos Revolucionários de 1789 e do marxismo, eles, que ao mesmo tempo que cultuam as ditaduras e a opressão, querem, também se apresentar como “liberais”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/04/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: