questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O BOLIVARIANISMO NO JARDIM DO VIZINHO.

Leopoldo López: sem flores, sem cão e sem voz.

Leopoldo López: sem flores, sem cão e sem voz.

Há um trecho do poema “No caminho, com Maiakóvski”, do poeta brasileiro Eduardo Alves da Costa, que de vez em quando volta a circular pela internet, em geral disseminado por pessoas simpáticas à esquerda.

O poema foi uma espécie de “texto de resistência” contra o golpe militar de 1964 e muitas vezes é atribuído tanto ao Maiakóvski do título quanto a Bertolt Brecht:

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Curiosamente, o que nasceu como uma bandeira da esquerda brasileira, citado em passeatas de estudantes e em suas movimentadas assembleias, descreve com precisão a progressão do bolivarianismo em uma sociedade. O tal “Socialismo do Século XXI” já nasceu como farsa e era uma tragédia anunciada desde seus primeiros momentos, mas muita gente preferiu não ver.

Ainda hoje os países que frequentam o famigerado “Foro de São Paulo” se calam diante do crescente absurdo que acontece ali, mas não só ali. A Venezuela apenas já atingiu o estágio final da doença.

Quer saber como se constroem ditaduras a partir do voto? Estude bem o caso daquele país. Neste blog mesmo há alguns artigos que ajudam nesta tarefa e que vou relacionar no final.

Muito do que afirmo no primeiro deles, chamado Porque a Venezuela não é uma democracia, ainda do tempo de Hugo Chávez, explica o que aconteceu esta semana por lá e que mereceu um contundente editorial do jornal espanhol El País em sua edição brasileira.

Segue o editorial. 

 ______________________

Condenação injustificável

O regime de Maduro deve liberar o líder da oposição Leopoldo López e iniciar o diálogo.

A sentença a 13 anos e 9 meses de prisão recebida pelo opositor venezuelano Leopoldo López não pode ser justificada sob nenhum ponto de vista, a não ser pelo endurecimento do regime de Nicolás Maduro, que optou definitivamente para perturbar o ambiente em que acontecerão as eleições legislativas do próximo 6 de dezembro.

Absolutamente tudo que cercou a acusação, prisão, processo e condenação de Lopez foi irregular e não cumpriu com as garantias mínimas de qualquer país democrático. Não é sustentável a acusação de incitamento e autoria intelectual de López na morte de 43 pessoas durante as manifestações realizadas em Caracas e outras cidades do país convocadas contra a violência, a pobreza e a corrupção que, para os manifestantes, era culpa da desastrosa gestão de Maduro. Também não é admissível a reclusão durante 19 meses em uma prisão militar com longos períodos de isolamento nos quais nem sua defesa nem sua família puderam ter acesso a López. Tampouco foi possível observar uma garantia mínima no julgamento durante os 71 dias realizados a portas fechadas no qual o tribunal impediu que o líder da oposição apresentasse alguns vídeos como seu fundamento de defesa.

É imperativo lembrar que López se entregou voluntariamente à justiça para enfrentar as graves acusações feitas contra ele pelo próprio chefe de Estado. Desde então, nos meses seguintes, Maduro e seu governo se negaram sistematicamente a ouvir os apelos realizados por numerosas personalidades e Governos internacionais que pediram pela liberdade do opositor, pelo bem da justiça e como gesto de que estava disposto a retomar o diálogo para modificar a preocupante situação em seu país. A condenação de López é injustificável e ele deve ser liberado.

Link para o editorial do El País: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/11/opinion/1441989722_334297.html

____________________________

RETOMO PARA CONCLUIR

O que se passa na Venezuela não é um caso isolado. Na Bolívia, quando Evo Morales venceu a primeira eleição, Hugo Chávez e Raul Castro forneceram apoio técnico e logístico para uma rápida conversão à cartilha Bolivariana. Uma das primeiras medidas foi destituir todos os membros do equivalente boliviano ao nosso Supremo Tribunal Federal e nomear novos juízes alinhados com os objetivos do governo (o que elimina a independência do poder judiciário).

A perseguição ao líder da oposição, o senador Roger Pinto, só não teve desfecho similar ao de Leopoldo López porque ele conseguiu se refugiar na Embaixada Brasileira e, depois de mais de um ano ali, chegar ao Brasil em um enredo que remete à fuga dos membros da embaixada americana no Irã na época da Revolução Islâmica liderada por Khomeini (o que custou o cargo do embaixador Antônio Patriota e o ostracismo do diplomata brasileiro Eduardo Sabóia, que afirma ter organizado sozinho a fuga do político).

O Brasil manteve e mantém posições de apoio explícito ou velado à Bolívia, à Venezuela, ao Equador, à Nicarágua e a qualquer país alinhado com este populismo tosco chamado de Projeto Bolivariano.

Agora, mesmo diante do farsesco julgamento de Leopoldo López, o silêncio do Governo do PT continua, para surpresa de ninguém.

Link para o artigo PORQUE A VENEZUELA NÃO É UMA DEMOCRACIA: http://wp.me/p4alqY-2b

Link para o artigo A VENEZUELA E A VERDADEIRA NATUREZA DO LOBO: http://wp.me/p4alqY-eS

Link para o artigo NÃO É MERA COINCIDÊNCIA: http://wp.me/p4alqY-fV

Anúncios

5 comentários em “O BOLIVARIANISMO NO JARDIM DO VIZINHO.

  1. Y es, precisamente, en este marco desideologizado y con
    el propósito de hallar recursos válidos para que nuestro
    pueblo avance por el mapa intrincado y complejo del futuro
    que nos hemos atrevido a invocar un modelo ideológico autóctono y enraizado en lo más profundo de nuestro
    origen y en el subconsciente histórico del ser nacional

    • Questões Relevantes
      09/14/2015

      Lúcio, esta sua citação de Chávez é oportuna, mas de tudo que vi e li sobre a questão, acho que a melhor crítica/síntese está em um vídeo que disponibilizei neste link: http://wp.me/p4alqY-fV

  2. Paulo, esses políticos venezuelanos e bolivianos não seriam simplesmente acusados de corrupção?

    Eu tb concordo que o socialismo do século XXi é uma farsa. Aliás, o Livro Azul de Chávez, livro-chave desse populismo, tem muito a ver com o que vc escreve aqui. Ele começa falando que estamos “num marco desideologizado”. Ao invés de lerem o Livro Vermelho de Mao ou refletir sobre o pensamento Gonzalo, do líder do Sendero Luminoso, os bolivarianos fazem círculos para…estudar a Constituição! Eu aguento? Leia e vc vai curtir, com certeza.

    http://www.opsu.gob.ve/portal/vistas/descargas/banners/arc_Libro_Azul.pdf

    • Questões Relevantes
      09/14/2015

      Lucio, vou ler. Obrigado.

    • Questões Relevantes
      09/14/2015

      Lúcio, o caso do Leopoldo López não tem nada com corrupção. As acusações são de conspiração.

      Quanto ao Livro Azul, já dei uma lida superficial e me chamou a atenção este texto de Simón Bolivar citado por Maduro:

      “Nuestras leyes son funestas reliquias de todos los
      despotismos antiguos y modernos, que este edificio
      monstruoso se derribe, caiga, y, apartando sus ruinas,
      elevemos el templo de la justicia y, bajo los auspicios
      de su santa inspiración, dictemos un Código de leyes
      venezolanas.” (Discurso de Angostura, 15 de febrero de 1819)

      Observe as semelhanças conceituais com este de “O Manifesto Comunista” de 1848, alguns anos depois, portanto:
      “Os proletários não podem apoderar-se das forças produtivas sociais sem abolir o modo de apropriação que era próprio a estas e, por conseguinte, todo meio de apropriação em vigor até hoje. Os proletários nada têm de seu a salvaguardar; sua missão é destruir todas as garantias e seguranças da propriedade privada existentes até agora”.

      Como se nota, o espirito revolucionário estava no ar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 09/13/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: