questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

NOSSA DEMOCRACIA É UMA MERDA, MAS A ALTERNATIVA É PIOR.

democracia

Vivemos dias estranhos.

Há um contingente importante e silencioso de pessoas desencantadas com a democracia.

São anônimos que levam suas vidas dançando conforme as circunstâncias, sem muita informação, sem muita perspectiva. São jovens indignados que nunca viveram fora da democracia e ignoram os perigos do arbítrio. São ainda alguns poucos saudosistas de um tempo imaginário e que não sofreram com a ditadura dos generais.

Há outro contingente, menor, mas muito barulhento, que sempre desprezou a democracia e agora anda sonhando em enterrá-la de vez. Desfilam solertes por este grupo nomes díspares como Vladimir Safatle e Lincoln Secco da USP, Guilherme Boulos do MTST, João Pedro Stedile do MST, Wagner Freitas, presidente da CUT e outros. Os dois últimos, aliás, já andaram insinuando partir para a luta armada caso o congresso vote o impeachment de Dilma (que foi legítimo para Collor mas seria um “golpe” agora).

É claro que Stedile e Freitas estão, na verdade, defendendo suas “boquinhas”, suas verbas, seus patrocínios, mas suas palavras, suas convocações, podem ter consequências sérias.

O Brasil tem uma Constituição legítima e tem uma presidente, deputados e senadores também legítimos. Podemos não gostar deles, mas são legítimos.

A constituição prevê alternativas para tratar com a crise, para cassar políticos e até para alterar a própria constituição. A tentação de mudar radicalmente “tudo isso que está aí” pode ser grande, mas é estúpida.

Qualquer iniciativa que não tenha previsão constitucional é, por definição, um golpe. Se você dá de ombros e diz que tudo bem, pense duas vezes: há riscos neste caminho, e não são pequenos.

Quem sonha com mudanças drásticas, à margem do estado democrático e de direito, é movido pela esperança de que seu sonho será o vencedor. O problema é, entre muito outros, que não há garantias sobre que ideia vencerá o embate na ausência do estado de direito.

Em 1964 a esquerda acreditou que o Brasil estaria maduro para uma revolução socialista e foi atropelada por um golpe de extrema-direita e uma ditadura militar de 30 anos. Imaginar que hoje os brasileiros seriam receptivos a um golpe de esquerda é, no mínimo, pouco inteligente.

Como resume o “Dicionário de Política” de Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino sobre os enunciados de Platão, escritos há 2500 anos, a Democracia é considerada a menos boa das formas boas e a menos má das formas más de Governo: “Sob todo o aspecto é fraca e não traz nem muito benefício nem muito dano, se a compararmos com outras formas, porque nela estão pulverizados os poderes em pequenas frações, entre muitos. Por isso, de todas as formas legais, é esta a mais infeliz, enquanto que entre todas as que são contra a lei é a melhor. Se todas forem desenfreadas, é na Democracia que há mais vantagem para viver; por outro lado, se todas forem bem organizadas, é nela que há menor vantagem para viver.”

Ou seja, como na prática a teoria é sempre diferente, a democracia provou ser a melhor alternativa. E para deixar claro: “democracia”, a que existe, pode ser medida, estudada e melhorada, é a chamada democracia liberal ou representativa. O resto é conversa de lobo esperto.

Anúncios

11 comentários em “NOSSA DEMOCRACIA É UMA MERDA, MAS A ALTERNATIVA É PIOR.

  1. lucemiro1405
    01/30/2016

    Paulo: a esquerda não achava que em 64 o país estava maduro para a revolução socialista. Dizer isso é não saber nada.

    • Questões Relevantes
      01/30/2016

      Lúcio, na época a percepção era outra, basta pesquisar um pouco. Quando a esquerda fala intramuros costuma ser mais franca, como Flávio Aguiar escrevendo para o blog da Boitempo sobre o Golpe de 64, artigo que analisei aqui: O GOLPE MILITAR E O RETROVISOR DA HISTÓRIA.
      http://wp.me/p4alqY-4Z

  2. Mário Lago Antunes
    01/29/2016

    Que texto medíocre vocês deveriam ter vergonha de defender essa porcaria que chamam de democracia, que tem por objetivo apenas enriquecer esse bando de político vagabundo …

    Se não tem o que fazer da vida vai lavar uma louça e pare de escrever essas baboseiras.

    • Questões Relevantes
      01/30/2016

      Mário, sua crítica fala mais de você do que do objeto de suas ofensas. Não dá nem para saber se prefere uma ditadura de direita ou de esquerda. Dá apenas para saber que despreza a democracia.

  3. Edna Teixeira
    08/17/2015

    A quem este texto espera convencer? Eu defendo uma democracia com menos ódio e mais direitos. Quanto a expressão pegar em armas do presidente da CUT, creio ter sido força de expressão que os oportunistas querem utilizar contra a nossa luta. Pegar em armas não é a nossa intenção. Temos outros meios, e armas do diálogo, para enfrentar a tentativa de golpe contra a presidenta legitimamente eleita. A oposição se pensasse mesmo no Brasil, já teriam assimilado a derrota das eleições e estariam defendendo projetos em prol do país. Aprovam
    Projetos reacionários e de retrocessos. Pelo contrário, aprovam projetos típicos de reacionários com o intuito claro de prejudicar a governabilidade. E preferem semear o ódio e a intolerância, e mesmo assim, saem por aí fazendo cara de patriotas, bancando de bonzinhos.” As manifestações da oposição mas parecem uma micareta desprovida de jovens em número significante, mas de uma maioria de adultos, parcela significativa da terceira idade, de poucos negros e pobres, e bancada por grupos de empresários e grupos da elite que perderam poder, cargos e vantagens. Estão pensando em si, no projeto de poder .

    • Questões Relevantes
      08/17/2015

      Edna Teixeira, esta explicação sua para a fala do presidente da CUT é apenas política de redução de danos, já que a indignação foi muito grande.

      Quanto a semear o ódio e a intolerância, deixo aqui duas sugestões de leitura para você que explicam bem o tópico:

      NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. http://wp.me/p4alqY-fV

      e DEMÉTRIO MAGNOLI NO PAÍS DA DELICADEZA PERDIDA. http://wp.me/p4alqY-eG

  4. Martha Velloso
    08/15/2015

    Lula explica direitinho porque impeachment não é golpe, é um direito. Talvez assim este pessoal que está falando que é golpe entenda: https://www.youtube.com/watch?v=L-k0dzeDWvo

    • Questões Relevantes
      08/15/2015

      Boa lembrança.

  5. Denise Andrade
    08/15/2015

    Que estranho… vcs citam o discurso do Wagner Freitas, mas nao tocam no atentado a bomba no Instituto Lula… Sinceramente? Utilizam se de palavras rebuscadas, pra tentarem se diferenciar desse pessoal que hostiliza , xinga, agride … Mas pra mim é a mesma coisa… Apenas lobos em pele de cordeiro. Me expliquem.. Sou toda ouvidos e razao. Pq defendem como legitima a decisao de um Congresso cujos deputados e senadores estao envolvidos ate o pescoco com as grandes empresas no financimento de suas campanhas eleitorais????Democracia de merda só serve ä Casa Grande

    • Questões Relevantes
      08/15/2015

      Denise, a bomba no Instituto Lula pode ter sido tanto obra de um idiota de extrema-direita quanto de um petista tentando criar um fato novo para o noticiário. De qualquer maneira, é coisa de bandido e ninguém defende este gesto. Já o discurso criminoso do Wagner Freitas ganhou vários defensores.

      Deu pra entender a diferença?

      Quanto a seu desprezo pela democracia que temos, só posso lembrar: qualquer solução não prevista na constituição é golpe, é conflito, é confronto e os resultados são imprevisíveis, mas certamente terríveis para a maioria.

  6. dario
    08/14/2015

    O caso do João Pedro Stedile há muito tempo não é mais da esfera política, mas da policial. Com a declaração de ontem, o Wagner Freitas também entrou para o time dos incitadores de crimes. Hoje, são chefes de facções criminosas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 08/14/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: