questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

LULA, DILMA E UM POUCO DE MEMÓRIA.

dilma_lula

O PT está na presidência da república há 13 anos. Quem tem 16 anos hoje, o novo eleitor, tinha 3 anos quando Lula venceu a primeira eleição. Quem tem 30 anos tinha 17 e a maioria votou no Lula gritando “Fora FHC”. Outros, mais velhos, também o fizeram, mas estes não podem desfrutar da desculpa da ingenuidade ou ignorância.

Acredito que o artigo de Eliane Cantanhêde no Estadão de 26 de julho de 2015 seja interessante para que estes jovens e já não tão jovens vejam a história política brasileira do final da ditadura militar para cá com alguma perspectiva e, quem sabe, entendam a natureza de um partido que sempre teve um projeto de poder, mas nunca de democracia ou governabilidade.

Achei necessário acrescentar alguns comentários e faço isto entre parênteses no próprio artigo.

Cambalhotas

Eliane Cantanhêde

Governo é governo, oposição é oposição. Até por isso, mas não apenas por isso, é questionável o ex-presidente Lula pedir ajuda ao antecessor Fernando Henrique para buscar saídas para a imensa crise em que Dilma, o PT e o próprio Lula afundaram o País e se afundaram. Lula e o PT foram implacáveis e duríssimos contra tudo e contra todos, como esperam que tudo e todos sejam condescendentes com eles agora?

Quando ficou evidente que a emenda Dante de Oliveira não passaria no Congresso e as “Diretas Já” teriam de esperar mais um pouco, todas as forças políticas responsáveis se uniram em torno da transição com Tancredo Neves. O PT ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder. Quem se opôs às diretrizes de cúpula caiu em desgraça e enterrou precocemente promissoras carreiras políticas.

Quando veio a Constituinte de 1988, todos os setores da sociedade empenharam-se de corpo e alma por suas ideologias, seus interesses e, muitos, por um País melhor. Todos os partidos, após perderem umas, ganharem outras, endossaram o que o grande Ulysses Guimarães carimbou como “Constituição cidadã”. O PT ficou de fora, mais uma vez, para privilegiar seu próprio projeto de poder.

Quando o governo Collor fez água, todas as forças políticas, empresariais, sindicais, estudantis, militares e eclesiásticas aderiram a um pacto de governabilidade em torno do vice Itamar Franco. O PT, tão ativo para derrubar Collor, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder. Luiza Erundina insubordinou-se e nunca mais teve vez no partido.

Quando o ministro Fernando Henrique liderou os mais geniais economistas no combate à inflação e Itamar avalizou o Plano Real, as forças públicas e privadas deram suporte à investida que mudou os horizontes do País. O PT, que entrou na Justiça contra o plano, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder.

Quando se discutiu uma aliança entre PSDB e PT para governar o País com as melhores, mais bem intencionadas e capacitadas forças políticas e técnicas, prevendo a alternância entre os dois na cabeça de chapa, o PT, sabendo que o PSDB abriria a temporada, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder. O Brasil paga um altíssimo preço por esse erro de petistas e tucanos.

Quando o governo FHC começou a tropeçar em dificuldades políticas e econômicas, a popularidade do presidente desabou, mas sua sustentação política e partidária foi suficiente para que concluísse o mandato dignamente, com saldo positivo. O PT, de onde gritavam “Fora FHC”, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder.

Quando veio a sucessão de 2002, FHC foi decente na campanha e há até quem jure que ele trabalhou mais pelo adversário Lula do que pelo aliado e amigo José Serra. Na transição, escancarou o governo ao sucessor e à nova equipe. Pois a primeira providência de Lula ao assumir foi fazer picadinho do legado de FHC, cunhado como “herança maldita”. (Nota deste blog: isto é impreciso. Lula e o PT perceberam que o país quebraria rapidamente se não seguissem a cartilha do Plano Real e, mesmo vociferando contra, mesmo falando em herança maldita, puseram o ex-presitente mundial do Banco de Boston Henrique Meireles no Banco Central, o bombeiro Palocci no ministério da fazenda, acalmaram “o mercado” e superaram a crise criada pela incerteza que o “Projeto PT” representava).

O projeto de poder do PT acabou dando certo e ele já está no quarto mandato, mas o custo é alto. (Nota deste blog: aqui também há imprecisão. As iniciativas “originais” do PT fracassaram uma após a outra, como o natimorto “Fome Zero”. Após fracassar com suas propostas puro sangue o PT resgatou, unificou e turbinou as políticas de distribuição de renda e inclusão do governo FHC – que tanto criticaram – rebatizou-as e as transformou nas vitoriosas bandeiras do partido, como o Bolsa Família. Sobre este último tópico, nada mais claro que ouvir o próprio Lula em dois momentos distintos e ver alguns documentos do próprio governo do PT:

Lula: https://www.youtube.com/watch?v=khrWYPd3hRQ

Dilma e a mentira documentadahttps://www.youtube.com/watch?v=ZWSKSPF6u70

A vida dá voltas, a política dá cambalhotas e eis que Lula vê sua popularidade e seu mundo esfarelando, com Dilma isolada, ainda teimosa e apegada à irrealidade dos palácios. Acossado pela Lava Jato, exposto por ligações perigosas com empreiteiras e mortificado pela escolha lamentável de Dilma para ser a líder política e a gestora econômica do Brasil, Lula agora quer a ajuda de Fernando Henrique.

Que interesse FHC pode ter nisso? Não é legítimo PSDB devolver na mesma moeda e privilegiar seu projeto de volta ao poder? E como explicar uma aproximação para os 62% da pesquisa CNT-MDA que são pró-impeachment? É o caso de os tucanos darem a mão para o PT, para Dilma e para Lula e voltarem às costas para a maioria da população? Um grão tucano lembra que até o PMDB está desembarcando e resume tudo de forma cruel. “Fernando Henrique só poderia encontrar Lula com uma única intenção: sugerir a renúncia de Dilma.”

Link para o artigo original no Estadão: http://m.politica.estadao.com.br/noticias/geral,cambalhotas,1731976

_________________________

Aviso sobre comentários: Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Anúncios

14 comentários em “LULA, DILMA E UM POUCO DE MEMÓRIA.

  1. EDSON
    07/29/2015

    A DILMA E UMA MORIBUNDA NO GOVERNO, ISOLADA PELA BASE E PELO PROPRIO CRIADOR, NÃO SE SUSTENTARA NO PODER, QUANTO AO INDIVIDUO LULA, ESSE NÃO ENGANA MAIS, A NÃO SER OS QUE QUEREM SER ENGANADOS OU QUE ESTÃO MAMANDO NO PODER, O PT E UMA SIGLA QUE MAIS DIA OU MENOS DIA, PODERA SER CANCALADA NO TSE, E TER QUE SE REINVENTAR POLITICAMENTE, POREM A ESQUERDA CREIO QUE NUNCA MAIS SERA A MESMA……NOS BRASILEIROS ESPERIMENTAMOS E NÃO GOSTAMOS…DA EXPERIENCIA…DE TER ESQUERDOPATAS NO PODER……SEM PROJETO DE GOVERNO…..

    • Questões Relevantes
      07/31/2015

      Me incomoda esta coisa de escrever tudo em maiúsculas como se estivesse gritando. A ideia aqui é debater civilizadamente, principalmente com aqueles de quem discordamos. Quanto ao conteúdo que postou, nada é tão simples. A esquerda ainda vai dar muita dor de cabeça para o Brasil e os brasileiros.

  2. Luiz Adélio Herculiani
    07/28/2015

    Eu perdi meu tempo lendo este texto exdrúxulo e sem fundamento. Quem o escreveu ou é um analfabeto político ou desconhece a história da luta política deste país.

    • Questões Relevantes
      07/28/2015

      Luiz Adélio Herculiani, seu argumento não aponta nenhum erro objetivo, apenas faz uso de adjetivos e acusações vagas para desqualificar o que não pode combater. É uma tática antiga e preguiçosa, que ainda funciona com muita gente, mas não comigo.

      • Reidson
        07/30/2015

        É tanta coisa errada… praticamente uma mentira por parágrafo, mas vamos lá (comentários em caixa alta para diferenciar):

        “…Lula pedir ajuda ao antecessor Fernando Henrique para buscar saídas para a imensa crise…” NÃO PEDIU, É PURA ESPECULAÇÃO.

        “…crise em que Dilma, o PT e o próprio Lula afundaram o País e se afundaram” A CRISE É MUNDIAL, ATINGE VÁRIOS PAÍSES QUE NEM SABEM O QUE É PT.

        “O PT ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder. Quem se opôs às diretrizes de cúpula caiu em desgraça e enterrou precocemente promissoras carreiras políticas.” MENTIRA E ESPECULAÇÃO, OS MOTIVOS SÃO OUTROS E HOUVE UMA SIMPLIFICAÇÃO BURRA DO QUE OCORREU.

        “…todos os setores da sociedade empenharam-se de corpo e alma por suas ideologias …O PT ficou de fora, mais uma vez, para privilegiar seu próprio projeto de poder”. NOSSA, TODO MUNDO É BONZINHO E SANTO NA POLÍTICA BRASILEIRA, SÓ O PT TEM PROJETO DE PODER, OS MALVADÕES. MAIS UMA SIMPLIFICAÇÃO BURRA.

        “Quando o governo Collor fez água…” OPA… ESQUECEU DE CITAR QUE FHC QUERIA O PSDB NA BASE DE APOIO DO COLLOR… QUE MENINA ESQUECIDA GENTE… MAS DE NOVO, O PT É O MALVADÃO…

        “Quando o ministro Fernando Henrique liderou os mais geniais economistas no combate à inflação e Itamar avalizou o Plano Real, as forças públicas e privadas deram suporte à investida que mudou os horizontes do País. O PT, que entrou na Justiça contra o plano, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder.” HAHAHAHAHAH SÓ RESTA RIR DE TAMANHA BABAÇÃO AO INÚTIL FHC E O PLANO CRIADO NO CONSENSO DE WASHINGTON E IMPLANTADO EM DEZENAS DE PAÍSES… CLARO, AQUI O BONZÃO VIROU PAI DO REAL E O PT O MALVADÃO… SERRA TAMBÉM ERA CONTRA O PLANO REAL, MAS MELHOR DEIXAR PRA LÁ… “LIDEROU OS GENIAIS ECONOMISTAS??? TÁ MAIS PRA: ASSUMIU O CRÉDITO PELO TRABALHO DOS GENIAIS ECONOMISTAS.

        “Quando o governo FHC começou a tropeçar em dificuldades políticas e econômicas, a popularidade do presidente desabou, mas sua sustentação política e partidária foi suficiente para que concluísse o mandato dignamente, com saldo positivo. O PT, de onde gritavam “Fora FHC”, ficou de fora para privilegiar seu próprio projeto de poder.” DEVE SE REFERIR A COMPRA DA REELEIÇÃO 100% COMPROVADA, OU TALVEZ ÀS 3 QUEBRAS DO PAÍS… MAS O PT MALVADÃO… GRITANDO FORA FHC… QUE DÓ.

        “Quando veio a sucessão de 2002, FHC foi decente na campanha e há até quem jure que ele trabalhou mais pelo adversário Lula do que pelo aliado e amigo José Serra.” ESCONDIDO PELO PRÓPRIO PARTIDO, FHC NEM VIU A LUZ DO DIA NA CAMPANHA, TRABALHOU PARA O “PROJETO DE PODER DO PT”… DE TÃO BONZINHO QUE ERA… VAMOS BEATIFICAR ESSE ENERGÚMENO!!!

        “…isto é impreciso. Lula e o PT perceberam que o país quebraria rapidamente se não seguissem a cartilha do Plano Real e, mesmo vociferando contra, mesmo falando em herança maldita, puseram o ex-presitente mundial do Banco de Boston Henrique Meireles no Banco Central, o bombeiro Palocci no ministério da fazenda, acalmaram “o mercado” e superaram a crise criada pela incerteza que o “Projeto PT” representava).” HAHAHAHHA PERCEBERAM QUE O PAÍS QUEBRARIA SE NÃO SEGUISSE A CARTILHA DO REAL??? NÃO FOI SEGUINDO ESSA CARTILHA QUE QUEBROU 3 VEZES??? CRISE??? FOI SÓ FHC SAIR QUE BRASIL SUBIU DE 13 PARA 7 ECONOMIA… HAHAHAHAHA

        “Após fracassar com suas propostas puro sangue o PT resgatou, unificou e turbinou as políticas de distribuição de renda e inclusão do governo FHC – que tanto criticaram – rebatizou-as e as transformou nas vitoriosas bandeiras do partido, como o Bolsa Família.” QUANTAS VEZES VÃO REPETIR ESSA MENTIRA ATÉ VIRAR VERDADE? O PROJETO SOCIAL DE FHC FOI UM COMPLETO FRACASSO, O TAL VALE-GÁS FOI PRA CONTROLAR A DISPARADA DO PREÇO DO GÁS APÓS A CAGADA DO GASODUTO BRASIL/BOLÍVIA, OS OUTROS FORAM ARRANJOS ELEITOREIROS INAUGURADOS MESES ANTES DA CAMPANHA QUE NÃO ATINGIAM 5% DO QUE O PROGRAMA É HOJE. ALÉM DO MAIS, PROGRAMAS SOCIAIS EXISTEM NO MUNDO TODO, NÃO SÃO INVENÇÃO DE NENHUM POLÍTICO BRASILEIRO. FALTOU CITAR ALGUNS PROGRAMAS: LUZ PARA TODOS, MINHA CASA MINHA VIDA, MAIS MÉDICOS, PAC, CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS… FALTOU CITAR PRÊMIO DA UNESCO, DA ONU, HOMEM DO ANO, NÓBEL DA PAZ…

        Se queria crítica embasada ta aí… era só pesquisar antes de escrever um texto tão panfletário.

      • Questões Relevantes
        07/30/2015

        Reidson, você escreveu um texto longo, mas dizer que é “embasado” é forçar a barra. Você apenas repete o mantra do PT, palavra por palavra.

        Sua análise não é uma análise, é uma cópia de uma peça de propaganda enganosa.

        Falar que o Plano Real é “criação” do Consenso de Washington é mais um truque. A genialidade do Plano Real foi a criação da URV e o mecanismo de passagem de uma moeda inflacionada para uma moeda nova atrelada à uma promessa de gestão responsável, que foi entregue. Esta gestão responsável sempre foi palavrão para quem, como a esquerda em geral, acredita que a matemática é uma criação diabólica “da direita”.

        Não acho que FHC seja santo ou o PSDB seja o máximo e concordo que a aprovação da reeleição foi suspeita. Inclusive, veja só, a mídia golpista fez matérias de capa sobre isto, mas no final não se provou nada.

        Sua capacidade de mentir é tanta que nega inclusive o decreto oficial que criou o Bolsa Família, especificando por escrito que se trata da unificação de programas já existentes criados pelo governo FHC e duramente criticados por Lula e o PT (o segundo link de vídeo do artigo destaca este fato).

        Como escrevi em outro artigo chamado NA ENCRUZILHADA, COM O DEMÔNIO DA ECONOMIA ( http://goo.gl/wXckF7 )
        “A esquerda e o PT acreditam que aparelhando tribunais, autarquias, congresso, repartições, estatais etc vão conseguir mudar até as leis da oferta e da procura ou a lógica da economia. Imaginam que todos os movimentos, todas as experiências internacionais falharam porque não tinham um Lula, um José Dirceu ou uma Dilma manejando o leme do destino. Mas para quem entende um pouco de economia, de natureza humana e de matemática, Brasil, Argentina e Venezuela formam um gráfico que mostra diferentes estágios da evolução desta “doença”.

        Neste artigo, inclusive, faço crítica pontual à gestão tucana do Plano Real e afirmo que Lula fez um bom primeiro mandato. Mas lembro que a coisa desandou quando “os idiotas perderam a modéstia”. Agora, somam à falta de modéstia o auto-engano patológico.

      • Silvio
        07/31/2015

        Um artigo de Paulo Briguet chamado “A guerra do PT contra a verdade” traduz bem o comportamento de gente como o tal Reidson com seus argumentos alheios à realidade. Leia e veja se tenho ou não razão:

        “A principal característica do militante petista – declarado ou não – é a sua revolta contra a estrutura da realidade. Millôr Fernandes definia o comunismo como “uma espécie de alfaiate que quando a roupa não fica boa faz alterações no cliente”. Com o PT acontece algo parecido: quando a realidade desmente a versão petista, tanto pior para quem sofre a realidade.
        Isso explica a obsessão da esquerda brasileira em controlar a mídia. Se as notícias não são boas, o alfaiate petista quer tesourar o noticiário. “Controle social da informação” é apenas o nome esquerdista da censura. Mas, convenhamos, será um pouquinho difícil censurar os nossos extratos bancários e contas de supermercado. Não sou eu que estou gritando “Fora PT”: é a realidade, são os números, é a vida. Os petistas não a perdoam. “Abaixo a realidade!” tornou-se o novo slogan dos companheiros.”

        Veste bem nesta turma, não?

      • Questões Relevantes
        07/31/2015

        Tem razão, veste perfeitamente bem.

    • Ana Maria R.
      08/03/2015

      Hoje o jornal O Globo traz um artigo de FHC que trata desta questão. No final, ele resume:

      “É hora de reconhecerem de público que a política democrática é incompatível com a divisão do país entre “nós” e “eles”. Para dialogar, não adianta se vestir em pele de cordeiro. Fica a impressão de que o lobo quer apenas salvar a própria pele. Mais ainda, passou da hora de o lulopetismo reconhecer que controlar a inflação e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal nada têm a ver com neoliberalismo, senão que são condição para que as políticas sociais, tanto as universais como as específicas, possam ter efeitos duráveis.”

      A julgar pelo que se vê das lideranças do PT, esta lucidez está cada vez mais distante. Na medida em que se agrava a crise econômica, política e criminal que impuseram ao país, mais irracionais se tornam.

      • Questões Relevantes
        08/03/2015

        Boa contribuição.

  3. Jorge Arantes
    07/27/2015

    Há, infelizmente, muita gente que não enxerga o óbvio: o PT enganou muita gente, por muito tempo. Curiosamente, transformou-se em seu maior inimigo. Não há partido de oposição que cause mais estragos à legenda que o próprio PT. E os ataques mais importantes vem de suas lideranças despreparadas e irresponsáveis.

    • Questões Relevantes
      07/27/2015

      Boa colocação.

      • Reidson
        07/30/2015

        Não rebateu nem 1% dos meus argumentos… mas ta aqui a resposta(Você não deixou disponível no outro comentário).

        “Falar que o Plano Real é “criação” do Consenso de Washington é mais um truque. A genialidade do Plano Real foi a criação da URV e o mecanismo de passagem de uma moeda inflacionada para uma moeda nova atrelada à uma promessa de gestão responsável, que foi entregue. Esta gestão responsável sempre foi palavrão para quem, como a esquerda em geral, acredita que a matemática é uma criação diabólica “da direita”.” NÃO É UM TRUQUE, É UM FATO, SE PUDER DESMASCARA-LO SINTA-SE A VONTADE. NESSE PARÁGRAFO VOCÊ ADMITE QUE O PLANO É UMA MERA DOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA. “promessa de gestão responsável, que foi entregue” GESTÃO RESPONSÁVEL: DÍVIDA EXTERNA TRIPLICOU, DÍVIDA INTERNA EXPLODIU, INFLAÇÃO ACIMA DA META EM PRATICAMENTE TODO O PERÍODO, JUROS MAIORES DO PLANETA, ENDIVIDAMENTO ESTRATOSFÉRICO, DESEMPREGO NAS ALTURAS… RESUMINDO: NÃO EXISTE NENHUM INDICADOR ECONÔMICO QUE POSSA SER RELACIONADO COM “GESTÃO RESPONSÁVEL”… SE SOUBER, FAVOR MOSTRAR.

        “Inclusive, veja só, a mídia golpista fez matérias de capa sobre isto, mas no final não se provou nada.” SE PROVOU TUDO, COM DIREITO A CONFISSÃO DE PARLAMENTARES QUE ADMITIRAM RECEBER 200 MIL. NÃO HOUVE INVESTIGAÇÃO, MUITO MENOS PUNIÇÃO DEVIDO À MANOBRAS DE FHC PARA ABAFAR A CPI… NÃO SEJA INGÊNUO.

        “Sua capacidade de mentir é tanta que nega inclusive o decreto oficial que criou o Bolsa Família, especificando por escrito que se trata da unificação de programas já existentes criados pelo governo FHC e duramente criticados por Lula e o PT (o segundo link de vídeo do artigo destaca este fato).”
        O DECRETO NÃO DIZ QUE O PROGRAMA É UMA UNIFICAÇÃO… DIZ QUE OS PROGRAMAS FORAM UNIFICADOS E ANEXADOS AO BOLSA FAMÍLIA… ÓBVIO, VOCÊ ACHA QUE DEVERIAM EXISTIR VÁRIOS PROGRAMAS PARALELOS? ALÉM DO MAIS… SE QUER SE APEGAR AO INÚTIL FATO QUE FHC TENHA CRIADO UM PROGRAMA QUE FOI 5% DO QUE O BOLSA FAMÍLIA SE TORNOU… TENHO UMA NOVIDADE PARA VOCÊ… NEM ISSO FOI CRIAÇÃO DE FHC… JÁ EXISTIAM PROGRAMAS ANTERIORES QUE DERAM ORIGEM AO PROGRAMA DE FHC. MAS ISSO NÃO TEM IMPORTÂNCIA… O ASSISTENCIALISMO DE FHC FOI UM COMPLETO FRACASSO.

        A REALIDADE EU JÁ DISSE: PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS NÃO SÃO CRIAÇÃO DE LULA, FHC, PT OU PSDB… SEMPRE EXISTIRAM NO BRASIL E NO MUNDO… NO GOVERNO LULA ELES SE TORNARAM EFETIVOS E ACESSÍVEIS À POPULAÇÃO COMO UM TODO… ESSE É O DIFERENCIAL…

      • Questões Relevantes
        07/30/2015

        Reidson, dá preguiça argumentar com quem escreve tudo em maiúsculas como se estivesse gritando e não entende bem os conceitos sobre os quais fala.

        Negar que o governo Lula teve pontos positivos é tão imbecil quanto negar os os pontos positivos do governo FHC.

        Eu, por exemplo, reconheço pontos positivos do governo Lula em artigos anteriores deste blog, porque não há sentido em negar a realidade. Política não é começar sempre do zero, não é refundar o país. A política que interessa é a que sabe reconhecer os acertos, para aprofundá-los, e sabe reconhecer os erros para evitá-los. Lula e Palocci, por exemplo, souberam jogar no lixo suas críticas de campanha contra o Plano Real e adotá-lo no primeiro mandato. Depois, acharam que dava para inventar a roda quadrada e começaram a errar com convicção e orgulho, até chegarmos à esta situação de desajuste total das contas públicas e perda de credibilidade.

        Você pode gritar, espernear, negar, mas os fatos teimam em atropelar até mesmo quem não entende direito o que está acontecendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 07/26/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: