questões relevantes

espaço para debate de ideias sobre a cultura e a civilização

O AMOR, A VINGANÇA E O VIOLONCELO.

cello_wallpaper_wide

Todo mundo já ouviu uma história de sofrimento por amor não correspondido. Todo mundo conhece uma música que trata do tema. Talvez conheça um poema, um conto, um romance. Mas tenho certeza que pouca gente conhece uma história tão bela sobre vingança de amor como a que trago aqui. Quem a contou para mim foi um amigo e professor de música para quem mostrei, em 2000 ou 2001, um CD que apresentei ironicamente como sendo a obra do “músico mais corajoso do Brasil e, talvez, do mundo”: Suítes para Violoncelo Solo, de Aleh Ferreira, interpretadas por Julio Cerezo Ortiz.

Convenhamos, um músico erudito brasileiro, contemporâneo, lançar um disco de violoncelo solo interpretado por um músico da orquestra sinfônica de São Paulo é um ato de extrema coragem. O disco é sensacional, muito bem gravado e é o meu preferido entre vários que tenho de violoncelo solo, mas o nicho de mercado para música erudita no Brasil sempre foi pequeno, e para a música autoral de brasileiros, menor ainda.

Foi quando meu amigo me confidenciou que o disco não era exatamente um gesto de coragem, mas de vingança. O músico havia se apaixonado perdidamente por uma violoncelista que ropeu o relacionamento. Tomado de dor e raiva, resolveu escrever estas primeiras suítes brasileiras para violoncelo solo, que precisavam atender dois requisitos fundamentais: serem musicalmente belas para que a ex desejasse tocá-las e, detalhe fundamental, tecnicamente exigentes em um nível que ela não conseguiria alcançar…

Se todas as vinganças de amor fossem assim, o mundo seria um lugar muito melhor e a trilha sonora, fantástica.

Como o disco está esgotado e até no google é difícil encontrá-lo, segue abaixo o link para baixá-lo na íntegra: https://goo.gl/SLK7b5

Anúncios

2 comentários em “O AMOR, A VINGANÇA E O VIOLONCELO.

  1. Mariana Saboia
    06/13/2015

    Linda história. Agora vou baixar as músicas. Obrigado.

    • Mariana Saboia
      06/14/2015

      Ouvi. Lindo, lindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 06/13/2015 por em Uncategorized e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: