hitler and stalin montagem

Participo de alguns grupos de debate na internet. Uma das questões recentemente debatidas foi sobre diferenças e semelhanças entre o Nazismo e o Socialismo, principalmente o soviético.

Um dos participantes, Victor Chamun, nos trouxe um trecho de discurso de Hitler, bastante didático: “Não sou apenas o vencedor do marxismo, sou seu realizador. Aprendi muito com o marxismo e não pretendo escondê-lo. O que despertou interesse nos marxistas e me forneceu ensinamentos foram seus métodos. Eu, simplesmente, levei a sério o que essas mentes de pequenos comerciantes e secretárias haviam vislumbrado timidamente. Todo o nacional-socialismo lá está contido. Veja bem: os grêmios operários de ginástica, as células empreendedoras, os desfiles monumentais, os folhetos de propaganda redigidos em linguagem de fácil compreensão pelas massas. Esses novos métodos de luta política foram praticamente inventados pelos marxistas. Eu só precisei me apoderar deles e desenvolvê-los para conseguir assim os instrumentos de que necessitávamos.” (do livro “Hitler m’a dit” (1939), de Hermann Rauschning).

Outro participante, Mauricio Ferrão, acrescentou uma análise sucinta e instigante: “Basicamente o que Hitler fez com o socialismo foi:

1 – retirar o seu viés internacionalista e dar-lhe um sentido nacionalista (o que não era ideia original sua, Stalin já estava fazendo a mesma coisa no socialismo soviético, daí a treta com Trotski) e

2 – Colocar o racismo no lugar da luta de classes. Se antes o bode expiatório para os problemas do mundo eram os “burgueses”, agora eram os “judeus”.

Maurício Ferrão acrescenta ainda que, do ponto de vista econômico, eram exatamente a mesma coisa, e nos sugere a leitura do artigo “Por que o nazismo era socialista e por que o socialismo é totalitário” de George Reisman, que tem como base textos de Ludwig Von Mises, economista e filósofo que se refugiou nos EUA fugindo do nazismo e que já frequentou o artigo “Esquerda Direita: a teoria das gavetas”, neste blog.

Segue o link para o artigo: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=98

 

O tema Nazismo X Socialismo é desenvolvido de forma mais completa nos artigos abaixo:

NAZISMO E SOCIALISMO SÃO DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA: O TOTALITARISMO.

e este outra da BBC: O NAZISMO ERA UM MOVIMENTO DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

 

Outros artigos recomendados:

Este primeiro analisa o verbete DEMOCRACIA do  “Dicionário de Política” de Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino

https://questoesrelevantes.wordpress.com/2014/03/12/quando-a-patrulha-ideologica-compromete-a-logica/

O segundo faz um apanhado geral das principais divisões politico-ideológicas:

https://questoesrelevantes.wordpress.com/2013/12/12/esquerda-x-direita-a-teoria-das-gavetas-ou-como-nao-chamar-urubu-de-meu-loro/

 

________________________________________________

 

Anúncios